Como esta empresa de ferrovias apoiada pela Vale se beneficia da safra recorde

Novo terminal em Uberaba da VLI transportará fertilizantes importados pelo porto de Santos para as regiões de plantio de milho e soja

VLI terá novo terminal ferroviário para transportar fertilizantes às regiões produtoras agrícolas do país
Por Mariana Durão
12 de Julho, 2023 | 03:00 PM

Bloomberg — As safras recordes no Brasil estão levando a empresa ferroviária VLI, que é apoiada pela Vale (VALE3), a expandir seus negócios de fertilizantes com um novo terminal que liga as regiões produtoras ao maior porto do país.

A empresa, que também conta com a Brookfield como principal acionista, inaugura a nova instalação no estado de Minas Gerais no próximo mês, segundo a diretora comercial Carolina Hernandez.

O terminal, com capacidade para armazenar até 1 milhão de toneladas métricas, transportará fertilizantes importados pelo porto de Santos para as regiões de plantio de milho e soja.

Os novos negócios ajudarão a VLI a aumentar o uso de seus ativos, colocando em atividade os vagões que costumavam viajar com capacidade ociosa após o descarregamento das colheitas em Santos.

PUBLICIDADE

Isso também deve atrair novos clientes, a exemplo do que aconteceu em um estratégia semelhante no norte do país, que conquistou a empresa de fertilizantes Mosaic.

“Os fertilizantes são uma aposta relevante para a VLI, pois transportamos de 20 a 25 milhões de toneladas de grãos por ano, mas só temos 10 milhões de toneladas de fertilizantes em fretes de retorno”, disse Hernandez, que entrou na empresa em janeiro, após 10 anos na Cofco. “É uma chance de capturar rapidamente um mercado adicional.”

O Brasil vem expandindo a produção agrícola, já tendo ultrapassado os EUA como o maior exportador mundial de soja e milho.

PUBLICIDADE

O novo terminal de fertilizantes da VLI estará localizado na cidade de Uberaba e será operado em conjunto com o grupo de logística Onno.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Como a seca na Tailândia pressiona os preços de açúcar e arroz no mundo

Rodadas da semana: startups do agronegócio e de bem-estar recebem aportes