Vinland contrata ex-executivo da mesa de derivativos do Morgan Stanley para time macro

Rodrigo Jolig passou a integrar o fundo como gestor de portfólio com foco em moedas e volatilidade, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News

Prédios na região da Av. Faria Lima, em São Paulo: no Morgan Stanley, Jolig era uma figura sênior no negócio de câmbio. (Foto: Victor Moriyama/Bloomberg)
Por Vinícius Andrade - Donal Griffin
11 de Fevereiro, 2026 | 03:41 PM

Bloomberg — A Vinland Capital contratou um ex-trader de moedas do Morgan Stanley, ampliando sua equipe de trading macro.

Rodrigo Jolig passou a integrar o fundo como gestor de portfólio com foco em moedas e volatilidade, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News. Ele iniciou na gestora em dezembro, de acordo com seu perfil no LinkedIn.

PUBLICIDADE

Vinland e Jolig não comentaram.

Leia também: Claudio Ferraz deixa BTG Pactual após 25 anos e assume como economista da Galapagos

Jolig foi mais recentemente co-CEO da Alphatree Capital, que fechou seu fundo multimercado no ano passado após resgates de clientes pressionarem a indústria local em meio a juros elevados.

PUBLICIDADE

No Morgan Stanley, Jolig era uma figura sênior no negócio de câmbio e ajudou a liderar uma mesa focada em derivativos que gerou centenas de milhões de dólares em receita.

Ele foi suspenso em 2019 em meio a uma investigação litigiosa interna sobre suposta marcação indevida de posições e, dois anos depois, deixou o banco — fundando a Alphatree mais ou menos na mesma época.

A Vinland tem cerca de R$ 16 bilhões sob gestão e foi criada em 2018 por James Oliveira, ex-sócio no grupo de controle do BTG Pactual, e André Laport, o primeiro brasileiro a se tornar sócio do Goldman Sachs. Laport deixou a Vinland em 2024, transferindo o controle para Oliveira.

PUBLICIDADE

Ao longo do último ano, a gestora contratou profissionais que vão desde gestores com foco em juros na América Latina até analistas de ações.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Vinland e Kapitalo se destacam em ano positivo para fundos multimercados

Mercado de capitais deverá ter primeiro semestre ‘intenso’, diz Marangon, do Citi