Bloomberg Línea — Um dos executivos da Faria Lima com mais trânsito nos círculos do poder em Brasília e entre grandes empresários, o sócio e diretor Institucional da XP Inc., Rafael Furlanetti, vai comandar um programa semanal de entrevistas na CNN Brasil, em informação antecipada à Bloomberg Línea.
A contratação de Furlanetti para o programa, de nome ainda não revelado e que será semanal, a partir de fevereiro, faz parte do planejamento de fortalecimento da grade da CNN Brasil, que é controlado pelo empresário Rubens Menin, fundador e presidente do conselho também do Inter e da MRV, entre outras companhias.
No programa, Furlanetti vai conversar com empresários, executivos e lideranças do mercado sobre temas diversos, de macroeconomia e negócios a tomada de decisões e cenário geopolítico, de forma transversal, segundo o planejado. Autoridades e lideranças políticas não fazem do plano neste primeiro momento.
O acordo sobre a chegada do executivo prevê ainda a sua participação em outros programas da grade da CNN Brasil e do CNN Money.
Leia mais: Vamos ser duros com assessores para melhorar a qualidade do serviço, diz Benchimol
Além do diálogo com empresários e investidores, o executivo se notabilizou ao longo dos últimos anos pelo relacionamento com lideranças em Brasília e outras autoridades, liderando eventos da XP Inc. nessa frente.
Em julho do ano passado, por exemplo, durante a Expert XP, comandou as discussões em dois painéis com vistas também às eleições de 2026: um com lideranças de partidos de centro, esquerda e direita, com nomes como Renan Filho (MDB), Antonio Rueda (União Brasil) e Edinho Silva (PT).
E outro com os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Junior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás), que são apontados como nomes potenciais de candidatos da direita na disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais: Crise sobre Jimmy Kimmel oferece uma lição para o CEO da Disney, Bob Iger
Furlanetti comanda também a Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) desde abril de 2025, com mandato de dois anos, tendo sido eleito em chapa única.
A contratação de Furlanetti se insere também no movimento de valorização da cobertura de negócios de grandes grupos de mídia no país.
Essa tendência contou com o lançamento do canal CNN Money pela própria CNN Brasil em novembro de 2024 - em paralelo à chegada do Times Brasil, canal licenciado da norte-americana CNBC com foco em negócios e mercados.
A presença de executivos de mercado em programas regulares, por sua vez, não é algo inédito, mas tem poucos casos mais conhecidos.
Nos Estados Unidos, Larry Kudlow, ex-Bear Stearns, e Jim Cramer, ex-Goldman Sachs e gestor de hedge funds, são dois casos mais notórios de egressos de Wall Street com programas de TV.
Leia também
Marc Rowan, da Apollo, quer ensinar você sobre crédito privado. E faz um alerta









