Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira,7 de agosto

Trump impõe tarifa de 100% sobre chips; Operação de guerra no saneamento e mais

Figma’s $1.2 Billion IPO Approaching 40 Times Oversubscribed
07 de Agosto, 2025 | 09:07 AM

As ações europeias operavam em alta nesta manhã de quinta-feira (7) depois que o Kremlin confirmou que os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump se encontrarão para uma cúpula nos próximos dias, o que elevou as expectativas de uma trégua na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“Um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia pode ser positivo para os consumidores europeus e para o apetite ao risco, e negativo para os preços do petróleo”, disse Mohit Kumar, economista-chefe e estrategista da Jefferies.

PUBLICIDADE

“Setores que devem se beneficiar incluem os voltados ao consumo europeu, setores sensíveis ao crescimento e ligados à construção civil.”

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (7 de agosto):

1. Trump impõe tarifa de 100% sobre chips

O presidente americano Donald Trump anunciou planos para a imposição de uma tarifa de 100% sobre as importações de semicondutores, com a promessa de isentar empresas como a Apple, que transferem a produção de volta para os EUA, o que desencadeou uma disputa entre parceiros comerciais e empresas do mundo todo para entender a ameaça.

PUBLICIDADE

Trump anunciou suas intenções no Salão Oval, ladeado pelo CEO da Apple, Tim Cook, que revelou planos de investir outros US$ 100 bilhões na fabricação nacional.

Leia também: Trump impõe tarifa de 100% sobre chips, mas promete isenção para fábricas nos EUA

Segundo o presidente, qualquer empresa que demonstre um compromisso semelhante estará isenta das tarifas sobre os chips - embora a Casa Branca vá cobrar um imposto separado sobre as importações de produtos eletrônicos, de smartphones a carros, que utilizam semicondutores.

PUBLICIDADE

2. Operação de guerra no saneamento

“Operação de guerra.”

É assim que o CEO da Aegea, Radamés Casseb, classifica a estratégia adotada pela companhia e seus pares – públicos e privados – para enfrentar as enchentes do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

A força da água deixou a infraestrutura local estava praticamente coberta pela água, o que incluía equipamentos que garantem a distribuição do insumo.

PUBLICIDADE

Uma das soluções usadas foram as estações de tratamento móveis: os equipamentos são colocados em uma espécie de “contêiner”, que é transportado por caminhões ou barcos para o local necessário. Novos dutos para distribuição de água e carros-pipa também fizeram parte do plano emergencial.

Na Iguá, outra gigante do setor, o aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos como chuvas e estiagens tem levado a empresa a desenvolver novos protocolos, além de ampliar projetos com tecnologia.

“A Iguá tem feito investimentos em automação, inovação, hidrometria inteligente e processos que nos levam a produzir água de forma mais eficiente. Também investimos em eficiência de energia elétrica”, disse Natália Flecher, gerente de meio ambiente e qualidade da empresa.

⇒ Leia mais: Operação de guerra: empresas de saneamento investem para eventos climáticos extremos

3. Mercados

Os futuros dos índices S&P 500 e Nasdaq 100 subiram 0,5%. Um índice do dólar caiu pelo quinto dia consecutivo, a sequência mais longa em quase quatro meses, enquanto o petróleo Brent reverteu ganhos e recuou pelo sexto dia, a maior série de perdas desde dezembro de 2021.

O rendimento dos Treasuries de 10 anos se manteve estável.

O sentimento do mercado foi impulsionado anteriormente após o presidente Donald Trump anunciar que empresas que produzem bens nos EUA, como a Apple, poderiam ser isentas da tarifa de 100% proposta sobre a importação de chips.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Haddad entrega a Lula plano de socorro contra tarifaço de Trump; veja as opções do presidente

Folha de São Paulo: Motim bolsonarista inviabiliza Câmara por 30 h, e Motta só abre sessão após Lira intervir

Valor Econômico: Brasil deve ter quatro frentes na guerra comercial com EUA

O Globo: Vera Magalhães: Sem consenso interno, governo só vai estudar retaliação após medidas de ajuda

5. Agenda

Brasil

  • 08:00: IGP-DI (YoY %)
  • 11:00: Produção de Veículos (Anfavea)

Alemanha

  • 03:00: Produção Industrial (YoY% a.s.)

-- Com informações da Bloomberg News.