Os futuros das ações em Nova York operam em leve alta nesta manhã de quarta-feira (6), enquanto investidores avaliam as novas ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, além de dados econômicos e balanços corporativos.
“As ações, de modo geral, estão sendo apoiadas por bons resultados nos dois lados do Atlântico, o que tem neutralizado parte das preocupações com a desaceleração nos EUA e os efeitos da obsessão contínua do presidente Trump por tarifas sobre a economia global”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XBT.
Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (6 de agosto):
1. O avanço da Nespresso com a volta aos escritórios
“Uma empresa sem café é como um motor sem combustível.”
Não faltam máximas do mundo corporativo para expressar a importância do café na vida - e na produtividade - do trabalhador.
Para a Nespresso, divisão da Nestlé conhecida pelos cafés em cápsulas com grãos selecionados, tais frases de efeito poucas vezes fizeram tanto sentido como nos últimos meses e anos, com a volta do brasileiro ao escritório.
“No pós-pandemia, vemos um movimento no Brasil de democratização do café de alta qualidade, em casa e nos escritórios. Os hábitos de consumo estão mudando”, disse Juliana Reis, Gerente de Marca (Brand Manager) e Sustentabilidade da Nespresso para o Brasil, em entrevista à Bloomberg Línea.
Nesse movimento, a marca - que não abre números absolutos de vendas no país - tem intensificado sua presença no mercado corporativo brasileiro por meio de contratos de comodato de máquinas de café expresso.
O comodato funciona como um aluguel sem custo, em que uma empresa cliente se compromete a adquirir um volume mínimo mensal de cápsulas, que são diferentes das utilizadas em máquinas para casa. Ou seja, derruba uma barreira de entrada de empresas para operação das máquinas.
⇒ Leia mais: Movido a café: volta ao escritório alavanca negócios da Nespresso no Brasil
2. Disney compra canais da NFL em troca de 10% da ESPN de olho no futuro do streaming
A National Football League (NFL) venderá parte de seus negócios de mídia para a Walt Disney em troca de uma participação de 10% nas redes esportivas da ESPN, em um movimento que aprofunda os laços entre a liga e um de seus principais parceiros de transmissão.
Os ativos incluem o NFL RedZone, um serviço de destaques baseado em assinatura, e o canal a cabo NFL Network, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira (7). A Disney também poderá transmitir mais jogos da NFL.
As ações da Disney (DIS) subiram 2,2% no pré-mercado na quarta-feira, antes da abertura dos mercados em Nova York.
Leia também: Disney compra canais da NFL em troca de 10% da ESPN de olho no futuro do streaming
O acordo ocorre no momento em que a ESPN se prepara para lançar um novo serviço de streaming.
Chamado de ESPN, ele custará US$ 30 por mês e dará aos fãs de esportes acesso a todos os canais de TV tradicionais da empresa.
3. Mercados
Na Europa, o índice Stoxx Europe 600 operavam perto da estabilidade nesta manhã de quarta-feira (6), após subir até 0,4%, em meio a resultados mistos de algumas das maiores empresas da região.
Os contratos futuros do S&P 500 avançaram cerca de 0,3%, com os investidores à espera dos balanços de empresas como McDonald’s Corp. e The Walt Disney Co.
Dados divulgados na terça-feira mostraram enfraquecimento do setor de serviços nos EUA, em meio a pressões persistentes de preços, o que eleve as preocupações com os desafios da política monetária do Federal Reserve.
Trump intensificou sua ofensiva tarifária, dizendo que vai impor tarifas mais altas a países que comprarem energia da Rússia e anunciar, em breve, tarifas sobre importações de semicondutores e produtos farmacêuticos.
Ainda assim, resultados corporativos sólidos e apostas em cortes de juros têm sustentado o desempenho das ações até agora.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Tarifaço de Trump entra em vigor: entenda como isso pode afetar a economia brasileira
Folha de São Paulo: Agro teme sanções de Trump ao Brasil por compra de fertilizantes russos e faz alerta ao Itamaraty
Valor Econômico: Isenções de Trump favorecem região Sudeste e penalizam Sul
O Globo: ‘Ou tenho 100% de vitória ou 100% de derrota’, diz Eduardo Bolsonaro a Bela Megale
5. Agenda
Brasil
- 14:30: IC-Br (YoY %)
- 14:30: Fluxo Cambial Semanal
Zona do Euro
- 06:00: Vendas no Varejo (YoY %)
-- Com informações da Bloomberg News.