Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 15 de julho

O avanço do pequeno varejo no mercado pet; Rio Tinto nomeia chefe de minério como novo CEO e mais

Stargate-chips Nvidia
15 de Julho, 2025 | 09:18 AM

As ações globais operavam em alta nesta terça-feira (15) após a Nvidia obter o aval dos EUA para retomar as vendas de alguns chips de inteligência artificial à China. Os investidores também aguardam os dados de inflação e os balanços de grandes bancos.

“A reversão da política dos EUA sobre a venda de chips de IA para a China é claramente uma boa notícia para o setor”, disse David Kruk, chefe de trading da La Financière de l’Echiquier.

PUBLICIDADE

“Fora isso, a tendência de alta continua sendo alimentada por investidores seguindo a chamada ‘TACO trade’, ou seja, há ameaças, mas elas ainda não se concretizaram.”

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (15 de julho):

1. O avanço do pequeno varejo no mercado pet

O que fazer quando seus concorrentes maiores se unem em uma fusão e ganham poder de fogo nas negociações com fornecedores, como ocorreu com Petz e Cobasi? Contestar o “casamento” no Cade, o que não funcionou para a Petlove?

PUBLICIDADE

Para a Petland, seguir em frente focada na própria estratégia foi o caminho escolhido. Na prática, significa atrair pequenos comerciantes do mercado de bem-estar de animais de estimação, com foco na fidelização pela prestação de serviços, e convencê-los a seguir seu modelo de franquias, disse o CEO, Rodrigo Albuquerque, à Bloomberg Línea.

A estratégia tem se mostrado eficaz. Desde o anúncio Petz-Cobasi há pouco mais de um ano, a Petland viu crescer em 25% a busca por franquias da rede. Hoje opera em mais de 80 cidades em 20 estados, com 150 lojas, quase todas franquias.

Um dos trunfos da Petland é ter a bilionária família Jereissati como sócia com cerca de 30% do negócio, por meio da Cadonau Investimentos, family office do grupo.

PUBLICIDADE

⇒ Leia mais: Com família Jereissati como sócia, Petland acelera franquias de bairro e evita online

2. Rio Tinto nomeia chefe de minério como novo CEO

O Grupo Rio Tinto nomeou o chefe do setor de minério de ferro, Simon Trott, como seu novo CEO, em um momento em que o setor de mineração enfrenta desafios decorrentes da agitação do comércio global e do ressurgimento de megaprojetos.

Leia também: Rio Tinto nomeia chefe de minério como novo CEO com foco em megaprojetos

PUBLICIDADE

Trott, 50 anos, que atualmente dirige as maiores e mais lucrativas minas da empresa, assume o cargo depois que a Rio procurou um novo líder com mais experiência operacional.

3. Mercados

As ações europeias avançavam 0,2% nesta manhã, com papéis de tecnologia entre os destaques da sessão. Os futuros do Nasdaq 100 subiram 0,5%, enquanto os do S&P 500 avançaram 0,3%.

A Nvidia teve alta de 4,5% nas negociações iniciais. O Bitcoin recuou, com traders realizando lucros após uma disparada recorde.

O rendimento dos Treasuries de 10 anos caiu dois pontos-base, para 4,41%, com os títulos do governo dos EUA subindo de forma generalizada em movimentos liderados por posicionamento antes da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de junho. O dólar recuou 0,2%.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Em alegações finais, PGR pede condenação de Bolsonaro e generais por articularem golpe de Estado

Folha de São Paulo: PGR reitera pedido de condenação de Bolsonaro e outros sete réus em alegações finais

Valor Econômico: PGR pede condenação de Jair Bolsonaro por golpe de Estado e mais quatro crimes

O Globo: PGR: Bolsonaro fez ‘articulação consciente’ para ‘fomentar ruptura da ordem democrática’

5. Agenda

Brasil

  • 10:15: Monitor do PIB

EUA

  • 09:30: CPI (YoY %)
  • 10:15: Discurso de M. Bowman (Board)

Zona do Euro

  • 09:30: Produção Industrial (YoY % )

-- Com informações da Bloomberg News.