Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 10 de julho

Nova tarifa de Trump ao Brasil pode tirar até 0,4 ponto do PIB, diz Goldman Sachs; Trump confirma tarifa de 50% sobre importações de cobre

Palantir is the best performing stock in the S&P 500 this year.
10 de Julho, 2025 | 09:14 AM

Os futuros de ações dos EUA operavam em queda nesta manhã de quinta-feira (10) em meio à incerteza sobre as políticas comerciais do governo Trump. Enquanto isso, os investidores aguardam um novo catalisador para as próximas altas dos mercados.

Os investidores deveriam considerar as quedas do mercado como oportunidades para ampliar posições de risco, afirmou Mohit Kumar, estrategista-chefe para a Europa no Jefferies International.

PUBLICIDADE

“As tarifas geram volatilidade e incerteza, mas não devem ter grande impacto sobre o mercado no médio prazo”, disse. “Nosso cenário-base continua sendo de alta gradual nos ativos de risco.”

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (10 de julho):

1. Nova tarifa de Trump ao Brasil pode tirar até 0,4 ponto do PIB, diz Goldman Sachs

Na tarde do feriado de 9 de julho no estado com o maior peso na economia do país, a ameaça de Donald Trump depois efetivada em anúncio na rede social caiu como uma “bomba” com as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA.

PUBLICIDADE

Haverá um peso inegável e relevante se as taxas forem levadas adiante, como estimou a equipe de pesquisas do Goldman Sachs: a taxa média subiria 35,5 pontos percentuais, a maior elevação entre todos os países da América Latina.

Exportadores alertaram para perdas potenciais, e a reação inicial no mercado castigou ativos de empresas com exposição aos EUA e expressou o aumento do risco.

Impacto real à parte, um consenso que emergiu entre analistas pelo teor da carta de Trump é que a disputa não trata exatamente apenas de políticas comerciais e de economia (remetendo às avessas à célebre frase da eleição americana de 1992, do estrategista James Carville, da equipe de Bill Clinton, sobre o que definiria o vencedor: “It’s the economy, stupid”).

PUBLICIDADE

Ao exigir o fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e atacar a Justiça brasileira, o presidente americano expõs mais uma vez a sua Doutrina Trump de uso de tarifas para intimidar governos nacionais e alcançar outros objetivos, que sejam nesse caso preservar aliados no seu espectro político e evitar a ascensão de um bloco rival (Brics) na órbita da China.

⇒ Leia mais: Nova tarifa de Trump ao Brasil pode tirar até 0,4 ponto do PIB, diz Goldman Sachs

2. Trump confirma tarifa de 50% sobre importações de cobre a partir de 1º de agosto

O presidente Donald Trump confirmou que os EUA vão começar a cobrar uma tarifa de 50% sobre as importações de cobre a partir de 1º de agosto.

PUBLICIDADE

A cobrança foi sinalizada por Trump em comentários a repórteres na terça-feira, mas o presidente foi ao Truth Social na quarta-feira para confirmar a data de início - e culpou as administrações anteriores pelo declínio da influência do cobre nos Estados Unidos.

“Essa TARIFA de 50% reverterá o comportamento impensado e a estupidez do governo Biden”, disse Trump. “Os Estados Unidos, mais uma vez, construirão uma indústria de cobre DOMINANTE”.

Leia também: Nova tarifa de Trump ao Brasil pode tirar até 0,4 ponto do PIB, diz Goldman Sachs

A planejada tarifa sobre o cobre abre mais uma frente no esforço de Trump para refazer o comércio global e reconstruir as indústrias dos EUA.

3. Mercados

Os contratos do S&P 500 caíram 0,2% após o índice de referência fechar perto de sua máxima histórica. O índice Stoxx 600 da Europa subiu 0,5%, estendendo a sequência de ganhos pelo quarto pregão consecutivo — a mais longa em mais de um mês. As bolsas asiáticas também registraram alta.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Brasil prepara retaliação às tarifas de Trump em meio a risco de escalada em guerra comercial

Folha de São Paulo: Bolsonaristas admitem desgaste com tarifa de Trump, buscam blindar ex-presidente e culpam Lula

Valor Econômico: Tarifa contra Brasil provoca sangria de ativos locais e reverte otimismo

O Globo: Empregos sob risco: quem perde com tarifaço de Trump? Economistas e empresários respondem

5. Agenda

Zona do Euro

Brasil

  • 09:00: IPCA (YoY %)
  • 09:00: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola

EUA

  • 09:30: Pedidos de auxílio desemprego (mil)
  • 10:00: Discurso de A. Musalem (Fed St. Louis)
  • 15:30: Discurso de M. Daly (Fed S. Francisco)

-- Com informações da Bloomberg News.