Breakfast

O próximo impulso para a IA

Também no Breakfast: Verde, de Stuhlberger, vê contexto positivo para ativos brasileiros | Conselheiro da Vale renuncia por influência política | A startup que quer usar hologramas em hotéis, hospitais e universidades

13 de Março, 2024 | 07:25 AM
Tempo de leitura: 3 minutos

Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

O Google, da Alphabet, está em uma missão ambiciosa para construir um computador quântico, que poderá equacionar questões complexas consideradas impossíveis para os computadores atuais e adicionar uma ferramenta ao arsenal da nova era de inteligência artificial generativa.

Charina Chou, COO do Google Quantum AI, apresentou detalhes sobre o trabalho em andamento no laboratório do Google na Califórnia e falou sobre os desafios da computação quântica no South by Southwest (SXSW), evento de inovação realizado em Austin, no Texas.

Em entrevista à Bloomberg Línea, Chou disse que o esforço central do Google se concentra na construção do próprio hardware, com uma ênfase particular na fabricação dos chips quânticos.

PUBLICIDADE

“Há muitos chips especiais sendo desenvolvidos especificamente para IA. Há CPUs e GPUs. Eles são fantásticos na multiplicação de matrizes, mas não significa que eles sejam bons em todos os outros cálculos que existem no mundo. Essa é exatamente uma ótima analogia para pensar em chips quânticos”, afirmou a executiva.

Leia mais: Computação quântica dará impulso à era da IA, diz líder da área do Google

Charina Chou

No radar dos mercados

As ações sobem para uma nova máxima nesta quarta-feira (13), após os dados mais recentes de inflação nos Estados Unidos pouco alterarem as apostas de que o Federal Reserve cortará as taxas este ano – mesmo que os funcionários mantenham uma postura mais cautelosa por enquanto.

🇺🇸 CPI nos EUA. O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA teve alta de 0,4% em fevereiro na comparação mensal e de 3,8% na base anual. Apesar de os dados virem acima do esperado, o mercado viu um rali em Wall Street que marca uma quebra em relação à forma como as ações têm sido negociadas nos dias do CPI desde que o Fed começou a subir os juros.

💬 Passos lentos. O fundador da Citadel, Ken Griffin, disse que o Fed deveria agir com cautela ao reduzir as taxas de juros para evitar a possibilidade de ter que reverter o curso posteriormente. “Pausar e depois mudar de direção rapidamente em direção a taxas mais altas seria a ação mais devastadora a ser feita”, disse ele.

🛢️ Combustível mais caro. Turbulências nas principais rotas comerciais do mundo, o fechamento de refinarias e a demanda ressurgente estão impulsionando os preços globais dos combustíveis e tornando as previsões difíceis antes de uma eleição presidencial nos EUA, na qual a inflação será uma questão-chave.

📦 Demissões na Shell. A Shell eliminará pelo menos 20% dos empregos em sua equipe de negócios à medida que a empresa continua a reestruturar suas unidades na tentativa de reduzir custos, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto que falaram à Bloomberg News.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 13/3/24
🔘 As bolsas ontem (12/03): Dow Jones Industrials (+0,61%), S&P 500 (+1,09%), Nasdaq Composite (+1,54%), Stoxx 600 (+1,01%), Ibovespa (+1,22%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Verde Asset: contexto é positivo para ativos brasileiros apesar de ‘dose de ruídos’

Governo quer reduzir tarifas para os brasileiros com resgate a companhias aéreas

Conselheiro da Vale renuncia por influência política na sucessão

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Argentina corta juros para 80% com inflação mensal mais baixa | Jamie Dimon, do JPMorgan, alerta que recessão nos EUA não está descartada

• Opinião Bloomberg: Como a inteligência artificial gerou uma demanda inesperada para o setor de gasodutos

• Para não ficar de fora: Como esta empresa pretende levar hologramas para hotéis, hospitais e universidades

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)