Especialista aponta seis tendências e casos de uso de IA para líderes de empresas

Sandy Carter, ex-VP da AWS, afirma no SXSW que a convergência da tencnologia se tornou realidade e aponta formas como a tecnologia afeta a gestão das empresas

Sidney Carter
11 de Março, 2024 | 07:06 PM

Bloomberg Línea — Sandy Carter, uma influenciadora tech e defensora da inteligência artificial (IA) e do blockchain, atua como COO e Chefe de Desenvolvimento de Negócios na Unstoppable Domains e é fundadora do Women of AI and Blockchain. Ex-vice-presidente da AWS, Carter disse em palestra durante a SXSW (South by Southwest), realizada em Austin, no Texas, no domingo (10), que a “a convergência tech está finalmente aqui”.

“A gente sempre presta atenção no hype, mas e se olhássemos para as necessidades de criar valor para os seus negócios?”, disse Carter.

“Vocês já ouviram falar da Nvidia (NVDA). Eles são agora uma empresa de um trilhão de dólares. Eles fazem o hardware que está por trás de toda a IA. Você pode ver aqui que as remessas estão subindo e veja quem são os clientes? Estão indo para a Microsoft, Meta, Oracle, Amazon. Podemos ver que isso é como um prenúncio do que está por vir, porque eles estão comprando esses chips com antecedência.”

“Não é apenas IA. Olhe agora para criptomoedas, com o valor aumentando exponencialmente. Todas essas coisas estão acontecendo exponencialmente agora. Então, você, líder, seu dever de casa aqui é olhar o gerenciamento de mudanças. Você também precisará de empatia ao passar por isso. Como você garante que seus funcionários estejam com você? Eles podem estar preocupados com a substituição de seus empregos”, completou.

PUBLICIDADE

Experiência multimodal

A primeira tendência, segundo Carter, é experiência multimodal. Carter disse ainda que os modelos de aprendizagem multimodais já estão presentes, isto é, modelos de aprendizagem de máquina que aceitam não só apenas texto mas outros dados como vídeos, imagens.

“Estão coletando dados em vários modos. Isso realmente muda o jogo. Há cerca de 30 ou 40 sistemas multimodais que encontrei hoje neste South by Southwest e prevejo que haverá milhares. Por que isso está mudando o jogo? Primeiro porque você aprimora todos os recursos de aprendizagem porque agora a máquina está realmente aprendendo como você, ela tem todos esses sentidos, você tem análises de dados mais ricas e insights mais profundos, tem mais dados e também maior acessibilidade”, disse Carter, lembrando da propaganda do Google no Super Bowl em que a big tech falava sobre ajudar alguém com problemas de visão a ser capaz de enxergar em um futuro próximo.

“Qual é o seu dever de casa aqui? Bem, você precisa começar a pensar em multimodal. Como isso melhorará sua tomada de decisão? Se agora você não está usando apenas texto, você pode usar vídeo, pode usar imagem, pode usar som. Como isso impulsiona a inovação para o meu negócio? Como isso me ajuda a criar uma vantagem competitiva?”.

PUBLICIDADE

‘AI Companions’

A segunda tendência são os “companheiros de Inteligência Artificial” (AI Companions). Já que com o aumento da solidão, as pessoas estão buscando companheiros digitais que se assemelham a um robô, oferecendo interações sociais e experiências únicas, segundo Carter.

Ao longo do painel, Sandy Carter enfatizou a importância de entender as necessidades específicas de cada empresa ao adotar tecnologias inovadoras. Ela encorajou os participantes a questionar não apenas “o que” implementar, mas sim “por que” estão buscando soluções tecnológicas, enfatizando a importância de uma abordagem centrada nos problemas.

Tokenização

A terceira tendência é a tokenização de tudo, segundo Carter, que explicação da tokenização como a digitalização dos direitos de um ativo no blockchain.

Segundo ela, exemplos de aplicação incluem roupas de segunda mão de bebês de marcas de luxo, propriedades imobiliárias e até mesmo a tokenização de detritos espaciais para rastreamento e propriedade, destacando para a capacidade de rastrear a autenticidade e a história de itens através de tokens.

Gêmeos digitais

A quarta tendência são os gêmeos digitais, que representam uma versão virtual de objetos do mundo físico. Exemplos incluem gêmeos digitais de dentes, caminhões autônomos, lojas e cidades, usados para simulações e otimização.

Convergência tecnológica

Outra tendência é a convergência tecnológica, integrando diversas tecnologias para criar valor. Exemplos incluem o uso conjunto de blockchain e inteligência artificial para otimizar processos em setores financeiros, identidade digital, e monetização de dados.

IA e IoT

A última tendência é a Inteligência Artificial e Dados de Sensores (IoT), em que os exemplos incluem a análise de dados coletados por sensores em capacetes e equipamentos esportivos na NFL (Liga de Futebol Americano dos EUA) para prevenir lesões e melhorar o treinamento.

PUBLICIDADE

Leia também:

Eles foram demitidos de big techs. Agora ressaltam as vantagens de freelancer

Isabela  Fleischmann

Jornalista brasileira especializada na cobertura de tecnologia, inovação e startups