Foguete da SpaceX, de Elon Musk, explode em teste, mas atinge novas marcas

Starship passou por segundo voo em fase de testes nesta manhã de sábado antes de aparente explosão de causas ainda não identificadas; mas houve avanços no desenvolvimento

Un tuit de Elon Musk impulsó la transformación de una región de Texas
Por Loren Grush
18 de Novembro, 2023 | 12:29 PM

Bloomberg — O foguete Starship, da SpaceX, explodiu durante seu segundo voo integrado de teste neste sábado (18), mas atingiu novos marcos que levam ao avanço no desenvolvimento do sistema de lançamento espacial de Elon Musk.

Conforme a Starship se dirigia para a órbita, ela pareceu se despedaçar em uma transmissão ao vivo do X (novo nome do Twitter).

Mais tarde, os apresentadores da transmissão ao vivo disseram que a Starship provavelmente havia sido perdida, acreditando que o sistema de término de voo do foguete havia sido ativado enquanto tentava alcançar a órbita. O sistema de término de voo é usado para destruir um foguete se ele começar a funcionar mal ou se desviar de sua trajetória durante o lançamento.

A Starship decolou com sucesso um pouco depois das 7h da manhã no horário local das instalações de lançamento Starbase da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, montada em seu enorme propulsor Super Heavy.

PUBLICIDADE

O voo pareceu começar de forma suave, com o veículo ultrapassando a torre de lançamento. Os dois veículos se separaram conforme planejado um pouco mais de dois minutos e meio na missão, um feito que a SpaceX não conseguiu realizar no primeiro voo de teste da espaçonave em abril.

No entanto, rapidamente após a separação, o propulsor Super Heavy se despedaçou por razões não imediatamente claras, enquanto a Starship continuou em seu caminho para alcançar a órbita próxima. Cerca de oito minutos no voo, uma grande nuvem de destroços pôde ser vista ao redor da espaçonave Starship, e a SpaceX confirmou que havia perdido dados da espaçonave.

A SpaceX, conhecida por sua abordagem iterativa para o desenvolvimento de foguetes, provavelmente verá o voo geral como um sucesso dadas as novas etapas que alcançou.

PUBLICIDADE

“A primeira fase parecia linda com 33 motores Raptor disparando”, disse o engenheiro John Insprucker, da SpaceX. “Conseguimos a partida quente, sabe, a coisa que realmente queríamos ver.”

Para este voo, a SpaceX introduziu uma técnica rara conhecida como partida quente para o momento em que a Starship e o Super Heavy se separam. Os motores da Starship se acenderam brevemente enquanto ainda estavam presos ao propulsor Super Heavy, dando-lhe um leve impulso à medida que os dois veículos se separavam.

A Starship, considerado o foguete mais poderoso já desenvolvido, é projetada para transportar cargas e pessoas para destinos distantes como a Lua e Marte, tornando-se central para a visão de Musk de iniciar um assentamento no chamado Planeta Vermelho.

Numerosos clientes e investidores estão acompanhando de perto o progresso da Starship. A NASA desembolsou aproximadamente US$ 4 bilhões para ajudar a transformar a Starship em um módulo lunar que pretende levar os astronautas da agência espacial de volta à Lua pela primeira vez em mais de meio século.

A Starship também será responsável pelo lançamento dos satélites Starlink de próxima geração da empresa, destinados a aumentar a capacidade da iniciativa de internet espacial que a SpaceX espera gerar bilhões em receita.

O futuro da Starship também é pessoalmente importante para Musk, que viu suas outras empresas enfrentarem dificuldades. As margens de ganhos estão diminuindo na Tesla e a receita com anúncios está despencando no X, a plataforma de mídia social que ele possui.

As repercussões de uma postagem de Musk no X que endossava visões antissemitas continuaram a se espalhar nesta semana, incluindo uma repreensão da Casa Branca e críticas de investidores da Tesla, à medida que os anunciantes abandonam sua plataforma de mídia social.

PUBLICIDADE

A SpaceX não cumpriu com muitos de seus próprios prazos autoimpostos para a Starship, tornando incerto quando o sistema de foguete estará totalmente operacional.

A SpaceX ainda tem uma lista extensa de pontos a serem concluídos para transformar o foguete no veículo revolucionário que foi prometido. Esses itens incluem descobrir sistemas de suporte de vida, como reabastecer a Starship em órbita e como pousar a espaçonave na superfície da Lua.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Elon Musk estuda IPO da Starlink em 2024 após negócio acelerar, dizem fontes

Amazon lança satélites para testar serviços de internet, de olho na SpaceX