OMS declara o fim da emergência de saúde global da covid-19

Organização Mundial da Saúde disse nesta sexta-feira (5) que é hora de fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia, em sinal de alívio para as empresas e a economia

Em 3 anos, a covid matou pelo menos 20 milhões de pessoas, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus
Por Thomas Mulier
05 de Maio, 2023 | 11:50 AM

Bloomberg — A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, reduzindo seu nível de alerta três anos depois que o novo coronavírus começou a matar milhões ao se espalhar pelo mundo.

A OMS disse nesta sexta-feira (5) que é hora de fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia, depois que um painel se reuniu na quinta-feira (4) para discutir a evolução recente da doença.

PUBLICIDADE

A medida é amplamente simbólica, já que a maioria dos países voltou aos comportamentos sociais normais, afrouxando as medidas de controle contra a doença, ao mesmo tempo em que reabriu as fronteiras para viagens.

Os Estados Unidos estão se preparando para encerrar a emergência de saúde pública em 11 de maio, quando as infecções por covid retornarem aos níveis vistos no início do surto em 2020.

A covid matou pelo menos 20 milhões de pessoas, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sexta.

PUBLICIDADE

A OMS declarou a covid-19 uma emergência de saúde pública de interesse internacional no final de janeiro de 2020, quando as infecções começaram a se espalhar a partir do epicentro original de Wuhan, na China.

O status de emergência conhecido como PHEIC, aplica-se a um evento extraordinário que acarreta um risco à saúde pública por meio da disseminação global de uma doença e que potencialmente requer uma resposta coordenada.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

EUA criam 253 mil vagas em abril, acima das expectativas, em sinal para o Fed

Núcleo da inflação na Europa desacelera e crescem apostas em menor alta dos juros