No decorrer do ano passado, alguns eventos afetaram a confiança na indústria de ativos digitais. Em decorrência disso, a reconstrução da confiança e o aprimoramento da transparência dos fundos dos usuários se tornaram objetivos prioritários da Binance, a maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas.
A exchange tem como uma de suas principais missões ajudar a promover a liberdade financeira de seus clientes. E para que isso aconteça, os usuários precisam e merecem ter acesso ao maior volume de informações relevantes para que possam tomar decisões sobre onde colocar seus recursos e como usá-los melhor - tanto na Binance, quanto em todo o ecossistema cripto.
Para contribuir para esse processo, a Binance, que também é a maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de negócios, vem trabalhando em diversas frentes para aumentar a transparência ao usuário. Dentre elas, quatro se destacam: prova de reservas, comprovação de colaterais dos B-tokens, o portal de Airdrop e o painel de taxas de transação. Sejam elas simples ou complexas, a empresa busca proporcionar a todos dentro do seu ecossistema a maior quantidade possível de informações relevantes para que os usuários possam tomar decisões mais precisas.
Prova de reservas
A Binance está comprometida a oferecer transparência quando se trata da segurança dos ativos depositados pelos usuários. Por meio de seu sistema de prova de reservas (proof of reserves, ou PoR, em inglês), qualquer pessoa pode verificar que a exchange detém todos os ativos dos usuários em uma proporção de 1:1 além de suas reservas. E também é possível auferir que as participações corporativas da Binance são registradas em contas separadas e não fazem parte dos cálculos de PoR.
Por exemplo, se um usuário depositar um Bitcoin na Binance, as reservas da corretora aumentam em pelo menos um Bitcoin para garantir que os fundos do cliente estejam sempre garantidos em sua integralidade. Em novembro de 2022, a corretora lançou sua primeira versão do sistema de prova de reservas, divulgando endereços das carteiras que detêm os ativos dos usuários e utilizando criptografia da árvore de Merkl, para permitir que os usuários verifiquem a inclusão de suas participações por meio do relatório. Uma árvore de Merkle, também conhecida como árvore de hash, é uma estrutura de dados que verifica eficientemente a integridade e a consistência de grandes quantidades de dados.
O acesso a esse tipo de informação é fundamental porque o usuário tem certeza de que os ativos depositados em uma exchange sempre estarão disponíveis para eles sacarem quando quiserem.
Comprovante de colaterais para B-tokens
Os B-Tokens são tokens vinculados à exchange (B-tokens na Binance). Também chamados de “wrapped” tokens, eles são gerados através da blockchain para criar versões do ativo original, mas transferíveis para outras blockchains. Isso permite aumentar a interoperabilidade e funcionalidade do respectivo ativo digital. Exemplos disso são o BBTC ou o BEP-2, B-Tokens do Bitcoin e do Ethereum criados pela Binance.
Normalmente, o valor dos wrapped tokens é garantido bloqueando os ativos originais como colateral, o que pode ser verificado por qualquer pessoa na página de Comprovante de Garantia para B-tokens.
Portal de Airdrop
No mundo das criptomoedas e blockchain, o termo airdrop refere-se à distribuição gratuita de ativos digitais ao público – seja por possuir um determinado token ou simplesmente por manter um endereço de carteira ativo em alguma blockchain.
Os airdrops podem ser usados como ferramenta de marketing para aumentar a conscientização sobre uma moeda ou token distribuído, além de serem um método de ampliar o número de detentores desse ativo. Eles também podem ser usados para recompensar detentores de tokens existentes ou incentivar usuários a participar de certas atividades, como preencher pesquisas ou indicar amigos.
O Portal de Airdrop da Binance oferece aos usuários uma maneira fácil de verificar o planejamento de airdrops da exchange e o progresso de quaisquer airdrops em andamento. A ferramenta tem um papel fundamental para oferecer transparência para os usuários acompanharem quaisquer oportunidades de airdrop e saber como aproveitá-las.
Painel de taxas de depósitos e saques
Antes de fazer a compra ou venda de qualquer criptomoeda, é preciso ter clareza de todos os custos potenciais que podem incorrer na transação. Se você não tem uma compreensão clara de todas as taxas envolvidas, como pode tomar boas decisões financeiras?
O painel, ou dashboard, de taxas da Binance detalha todas as taxas que podem ser cobradas ao depositar ou sacar ativos – seja cripto ou fiat, a moeda fiduciária dos países. Isso permite que os usuários tomem decisões embasadas ao usar a plataforma da Binance, e elimina qualquer taxa oculta que, em muitas instituições, surpreende o usuário na hora de fazer o balanço líquido das suas operações.
As taxas de saque de criptomoedas são determinadas pela rede blockchain e podem mudar devido a diversos fatores, como demanda e congestionamento de rede.
Além disso, é possível conferir todas as taxas aplicáveis ao depositar ou retirar moeda fiduciária, dependendo do método, local e moeda. Ao comprar ou vender, há taxas de negociação a serem consideradas, que são resumidas em uma página separada.
Essas informações são um compromisso da Binance com a transparência e reconstrução da confiança na indústria de ativos digitais. A segurança gerada pela disponibilização de informações é essencial para o desenvolvimento da indústria e confiança da sociedade na adoção dos ativos digitais.
Binance Academy
A Binance Academy tem como missão educar sobre o potencial transformador do ecossistema blockchain e dos criptoativos. Oferece mais de 280 artigos em 21 idiomas para todos os níveis de conhecimento, desde o mais básico.