Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recuperou as perdas no início do pregão desta quinta-feira (20) e tinha alta de 0,26% por volta das 11h30 (horário de Brasília), na contramão do mercado internacional, que opera no negativo após falas do presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, indicarem uma continuação do aperto monetário. O dólar também operava em queda nesta manhã.
Segundo Williams, embora o setor bancário tenha se estabilizado após o segundo maior colapso da história dos Estados Unidos, o estresse recente pode tornar o acesso ao crédito mais difícil para famílias e empresas.
“O sistema bancário é sólido e resiliente”, disse Williams na quarta-feira (19) em comentários preparados para um evento organizado pela Money Marketeers da Universidade de Nova York. “No entanto, esses desenvolvimentos provavelmente levarão a algum aperto nas condições de crédito para famílias e empresas, o que, por sua vez, pesará nos gastos.”
Além disso, os investidores estão de olho no anúncio das Parcerias Público-Privadas (PPPs) feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e nos desdobramentos de uma possível Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques violentos contra a democracia em 8 de janeiro.
Ações como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) também puxavam o índice para baixo, com queda de 0,93% e 0,30%, respectivamente.
Confira o desempenho dos mercados nesta quinta-feira (20):
- Por volta das 11h30, o Ibovespa tinha alta de 0,29%, operando aos 104.213 pontos;
- O dólar à vista caía 0,59%, a R$ 5,04;
- Nos EUA, as bolsas operavam em queda: o Dow Jones caía 0,32%, e o S&P 500, 0,44%, enquanto o Nasdaq tinha perdas de 0,35%.
-- Texto atualizado às 11h36
Leia também:
CEO da Nippon Steel conta os planos no país após a venda de fatia na Usiminas
Queda de juro no país não depende só de inflação e EUA podem impactar, diz JGP
Renault pode dobrar de valor com IPO de sua divisão de carros elétricos