Sobrou para o tubarão: inflação leva ingleses a adaptar o fish and chips

Restaurantes e pubs fazem a substituição do peixe do prato tradicional depois de aumento de cerca de 30% no preço do animal, segundo noticiado pelo Financial Times

Peixe com batatas fritas é um dos pratos mais comuns entre britânicos (Chris Ratcliffe/Bloomberg)
Por Ellie Harmsworth
08 de Abril, 2023 | 02:28 PM

Bloomberg — Restaurantes e os pubs que servem o tradicional fish and chips na Inglaterra, prato tradicional de peixe com batatas fritas, estão cada vez mais adotando a carne de tubarão como uma alternativa mais barata ao bacalhau, diante do aumento dos custos da indústria, segundo o Financial Times.

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais da Inglaterra disse que os pescadores britânicos terão permissão para pescar spurdog, uma pequena espécie de tubarão, do mar do nordeste do Atlântico, que tenham 100 centímetros ou menos de tamanho.

A mudança significa a reintrodução de rock salmon – um nome que pretende ser mais atraente do que “tubarão” ou “cação” – nos menus. Ele havia sido servido no Reino Unido até a entrada em vigor de uma proibição de captura em 2010.

A indústria de fish and chips da Inglaterra sofre com o aumento dos custos de insumos e uma taxa de 35% sobre as importações de frutos do mar da Rússia.

PUBLICIDADE

O preço no atacado dos filés de bacalhau, variedade mais comum no prato, aumentou de £ 9 por quilo para quase £ 12 entre 2021 e 2023, de acordo com a Federação Nacional de Frituras de Peixe.

A decisão de permitir o desembarque do spurdog do mar do nordeste do Atlântico acontece depois do aviso do departamento de que o estoque da espécie está se recuperando.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Empresas tentam atrair trabalhadores da geração Z com sextas mais curtas

No Reino Unido, geração Z deixa bebidas alcoólicas de lado