Meta cortará 10.000 empregos e fechará mais de 5.000 vagas em aberto

Empresa pretende tornar sua organização mais enxuta removendo várias camadas de gerenciamento, disse o CEO Mark Zuckerberg

Meta
Por Kurt Wagner
14 de Março, 2023 | 10:40 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — A holding dona do Facebook, a Meta Platforms (META), planeja demitir cerca de 10.000 funcionários e fechar perto de 5.000 vagas adicionais em sua segunda grande rodada de cortes de empregos nos últimos seis meses, enquanto busca reduzir despesas e melhorar a eficiência.

A empresa pretende tornar sua organização mais enxuta removendo várias camadas de gerenciamento, disse o CEO Mark Zuckerberg em um comunicado nesta terça-feira (14).

A maior empresa de rede social do mundo havia demitido em novembro 11.000 pessoas, ou 13% de sua equipe. A Bloomberg News informou anteriormente que os cortes estavam chegando.

Os funcionários da Meta estavam se preparando para mais demissões nas últimas semanas. Zuckerberg tem falado abertamente sobre a necessidade de priorizar melhor projetos e investimentos, chamando 2023 de “ano da eficiência” em uma recente teleconferência de resultados e insinuando cortes adicionais de empregos.

PUBLICIDADE

No início deste ano, a Meta iniciou um processo de reestruturação interna conhecido como “achatamento”, eliminando alguns gerentes intermediários e pedindo a outros que retornassem às funções de colaborador individual em vez de supervisionar outros funcionários.

A empresa, que também é dona do Instagram e do WhatsApp, viu uma desaceleração na receita de publicidade, levando ao primeiro declínio anual de vendas em 2022. Zuckerberg mudou o foco e o investimento da Meta no ano passado para a tecnologia de realidade virtual e o chamado metaverso, que ele vê como a próxima grande plataforma de computação.

As fileiras de funcionários da Meta se expandiram drasticamente durante a pandemia de covid-19, à medida que a demanda pelos serviços digitais da empresa aumentava e Zuckerberg aproveitava o momento.

PUBLICIDADE

O quadro de funcionários da gigante da mídia social cresceu 30% em 2020, o primeiro ano da pandemia, e 23% em 2021. Quando a Meta começou a eliminar empregos em novembro passado, a empresa tinha mais de 87.000 funcionários.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Meta corta preço de seu óculos de realidade virtual após demanda decepcionar

WhatsApp é autorizado a operar pagamentos de usuários a empresas no Brasil

Meta terá assinatura para selo de verificação no Facebook e no Instagram