Audiência do Oscar aumenta 12% para 18,7 milhões de espectadores

Audiência da premiação atingiu o pico em 1998, quando 55,2 milhões viram grande sucesso de bilheteria Titanic se tornar o grande vencedor

Por

Bloomberg — Cerca de 18,7 milhões de pessoas assistiram ao Oscar na noite de domingo (12), um aumento de 12% em relação à cerimônia repleta de drama do ano passado e o maior desde 2020.

Os números foram divulgados pela rede ABC da Walt Disney (DIS), que transmitiu o show. O programa do ano passado, mais lembrado pelo ator Will Smith batendo no comediante Chris Rock por causa de uma piada sobre sua esposa, atraiu 16,7 milhões de telespectadores.

A transmissão de domingo foi um assunto mais moderado. Everything Everywhere All at Once foi o grande vencedor, conquistando o prêmio de melhor filme e outros seis troféus sobre alguns dos filmes de maior bilheteria da história de Hollywood.

A audiência do Oscar e de outras premiações está em constante declínio há anos. A audiência atingiu o pico em 1998, quando 55,2 milhões viram o grande sucesso de bilheteria Titanic se tornar o grande vencedor.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que administra a premiação, tentou encontrar maneiras de aumentar a audiência, como aumentar o número de filmes indicados para melhor filme de cinco para 10, para que filmes mais populares possam concorrer.

A organização sem fins lucrativos gerou US$ 137,1 milhões em receita no ano passado com atividades relacionadas ao Oscar, cerca de 80% de seu total. O contrato da academia para transmitir o evento na ABC vai até 2028.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Salário da geração Z cresce até 2 vezes mais rápido e impulsiona consumo nos EUA

Dinheiro pode comprar felicidade? Até US$ 500 mil, sim, dizem cientistas