Breakfast

A invasão em Brasília e os mercados

Também no Breakfast: Inflação, Fed e motins no Brasil estão no radar dos mercados, 5 tendências que devem influenciar o comércio mundial e Startups mais preparadas podem ir às compras em 2023

09 de Janeiro, 2023 | 07:18 AM
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!

Nas semanas que antecederam as eleições presidenciais, alguns estrategistas, economistas e cientistas políticos alertavam para os riscos de um eventual “terceiro turno”. Era uma referência a um cenário de contestação dos resultados das urnas, ampliando as incertezas para investir no país.

Esse risco, que pareceu descartado nos últimos dois meses, principalmente depois de uma cerimônia de posse do presidente Lula que transcorreu sem incidentes, voltou ao radar com os episódios deste domingo (8).

A invasão e a depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília – Congresso Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto – por manifestantes que protestam contra a derrota de Jair Bolsonaro e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas podem reacender uma imprevisibilidade que vai além da economia.

PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, a invasão igualmente sem precedentes do Capitólio em Washington por simpatizantes do então presidente Donald Trump em janeiro de 2021 não impediu que o S&P 500 e o Nasdaq mantivessem a sequência de recordes nos dias seguintes, em um momento favorável de bull market.

A resposta no mercado brasileiro, porém, só será conhecida a partir desta segunda (9), mas também nos próximos dias, por meio dos índices que melhor refletem o risco de investir no país.

Leia a matéria completa: Brasília tenta se reerguer após invasão ao Congresso por manifestantes antiLula

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No Radar

Asapostas na suavização do aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed) estarão em xeque nesta semana, com os olhares voltados para a inflação e o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed. Ao mesmo tempo, os investidores monitoram a instabilidade política no Brasil.

👀 Modo alerta. Os investidores acompanham atentamente os desdobramentos no Brasil, onde apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as principais instituições do governo. Perto das 7h de Brasília, a moeda brasileira era negociada praticamente estável ante o dólar, a US$ 5,2259. O fundo negociado em bolsa (ETF) iShares MSCI Brazil (EWZ), transacionado em Nova York e que serve de guia para o Ibovespa, recuava em torno dos 2% no pré-mercado, às 7h. Em Londres, o IBZL, outro ETF, baixava mais de 2%.

🏦 Começo dos cortes. O Goldman Sachs inicia esta semana o corte de 3.200 postos de trabalho, uma preparação para um cenário de incerteza para os mercados e a economia. O banco, que ampliou sua equipe em 34% desde o fim de 2018, não a reduziu ao longo da pandemia.

🗓️ Powell e IPC. O ânimo dos investidores com os dados de folha de pagamento na sexta-feira estará pendente do discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, previsto para amanhã, bem como do dado final da inflação de 2022, na quinta-feira, que indicará se a desaceleração dos preços é uma tendência consistente.

Os mercados esta manhã

🟢 As bolsas na sexta-feira (06/01): Dow Jones Industrials (+2,13%), S&P 500 (+2,28%), Nasdaq Composite (+2,56%), Stoxx 600 (+1,16%), Ibovespa (+1,23%)

As bolsas norte-americanas tiveram seu melhor dia em mais de um mês, impulsionadas pela expectativa dos investidores de que o crescimento salarial mais lento do que o esperado em dezembro (+0,3%) ajudará o Fed a diminuir seu ritmo de aperto monetário. Apesar dos números, o crescimento do emprego permaneceu sólido e a taxa de desemprego caiu para 3,5%.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados

Agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

• Feriado: Japão

• EUA: Índice de Tendência de Emprego/Dez, Crédito ao Consumidor/Nov

• Europa: Zona do Euro (Taxa de Desemprego/Nov); Reino Unido (Vendas no Varejo BRC/Dez); Alemanha (Produção Industrial/Nov); França e Portugal (Balança Comercial/Nov)

• Ásia: Japão (IPC/Dez)

• América Latina: México (IPC/Dez)

• Bancos centrais: Discursos de Catherine Mann e Huw Pill, do BoE

📌 Para a semana:

• Terça-Feira: EUA (Índice RedBook, Vendas e Estoques no Atacado/Nov); França (Produção Industrial/Nov); Brasil (IPCA/Dez); Bancos centrais (Discursos de Jerome Powell-Fed, Haruhiko Kuroda-BoJ, Isabel Schnabel-BCE)

• Quarta-feira: EUA (Pedidos de Hipotecas, Índice de Compras MBA; Portugal (IPC/Dez); Brasil (Vendas no Varejo/Nov); China (IPC/Dez)

• Quinta-feira: EUA (IPC/Dez; Pedidos Iniciais de Seguro Desemprego, Balanço Orçamentário/Dez); Argentina (IPC/Dez); Banco Centrais (Relatório Mensal do BCE, Discursos de Patrick Harker-Fed e Catherine Mann-BoE)

• Sexta-feira: EUA (Preços de Bens Importados e Exportados/Dez, Índice Michigan de Confiança do Consumidor/Jan); Zona do Euro (Produção Industrial/Nov, Balança Comercial/Nov) Reino Unido (PIB, Produção do Industrial/Nov, Balança Comercial/Nov), Alemanha (PIB); França e Espanha (IPC/Dez); China (Balança Comercial/Dez); Brasil (IBC-Br/Nov); Bancos centrais (Discurso de Patrick Harker-Fed)

Destaques da Bloomberg Línea:

Cinco tendências globais que devem influenciar o comércio mundial em 2023

Startups mais preparadas podem ir às compras em 2023, dizem investidores

O quarteto que lidera a economia no governo Lula e deve contrapor o risco fiscal

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Por que o juro alto não está fazendo o real se valorizar, segundo o UBS | Tesla: valor de mercado abaixo do da Meta é sintoma mais recente de crise | Jack Ma cede controle do Ant Group 2 anos após bloqueio do maior IPO do mundo

• Bloomberg Opinion: Inverno cripto acabou dando má fama à blockchain

• Pra não ficar de fora: Bancos da Argentina constroem cofres para lidar com recorde de dinheiro vivo

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor/Newsletter Coordinator), Bianca Ribeiro (Content Producer), e Mariana d’Ávila (Assistant Editor, Brazil)