Amazon quer concorrer com TikTok em produto de social commerce

Novo recurso chamado Inspire será lançado para clientes selecionados nos EUA ainda em dezembro

O chamado social commerce, que une recursos de redes sociais e compras, é popular há muito tempo na China, mas demorou a se popularizar nos EUA
Por Matt Day e Spencer Soper
08 de Dezembro, 2022 | 02:32 PM

Bloomberg — A Amazon (AMZN) está lançando um serviço no estilo TikTok que permitirá a compra de mercadorias a partir de um feed selecionado de fotos e vídeos.

A maior empresa de comércio eletrônico do mundo disse nesta quinta-feira (8) que o novo recurso, chamado Inspire, será lançado para clientes selecionados nos Estados Unidos em dezembro e se tornará nacional nos próximos meses.

“Com apenas alguns toques, os clientes podem descobrir novos produtos ou obter inspiração sobre o que comprar, tudo sob medida para seus interesses e, em seguida, comprar esses itens na Amazon”, disse Oliver Messenger, diretor do Amazon Shopping.

A Amazon, que há muito tempo usa imagens e descrições estáticas de produtos para criar um catálogo uniforme, tenta facilitar a descoberta de produtos pelos compradores, em vez de simplesmente procurar itens específicos. Apesar desses esforços, a maioria dos clientes não permanece no amplo mercado online. Mais de uma em cada quatro compras na Amazon leva três minutos ou menos.

PUBLICIDADE

O chamado social commerce é popular há muito tempo na China, mas demorou a se popularizar nos Estados Unidos. No entanto, com o TikTok fazendo incursões no comércio eletrônico, a Amazon, o Google (GOOGL), da Alphabet, e o Facebook e o Instagram da Meta (META) vêm adicionando recursos de compras sociais a seus serviços - com sucesso misto.

O novo serviço Inspire da Amazon, que aparecerá como um ícone em forma de lâmpada no aplicativo, convidará os compradores a escolher entre mais de 20 temas de interesses, incluindo maquiagem, animais de estimação e jogos, que serão usados para personalizar seus feeds. Os compradores poderão comprar mercadorias postadas por outros clientes, marcas e influenciadores.

Não está claro se o Inspire será implementado de fato. A Amazon é conhecida por introduzir recursos experimentais e abandoná-los silenciosamente se eles não decolarem.

PUBLICIDADE

O Wall Street Journal relatou a notícia do Inspire anteriormente.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Transição na Economia? Haddad se reúne com Guedes em Brasília

Gasto de torcedores na Copa deve bater recorde mesmo sem bebida alcoólica