Ibovespa futuro avança mais de 2% com definição da eleição no 2º turno

Investidores monitoram agora a repercussão dos resultados das urnas nos mercados, enquanto aguardam pelo 2º turno, em 30 de outubro

Índices futuros indicam sessão de alta nesta segunda (3)
03 de Outubro, 2022 | 09:19 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa futuro inicia as negociações desta segunda-feira (3) em alta, sinalizando uma sessão positiva para o mercado brasileiro após a notícia de que as eleições presidenciais no Brasil serão decididas em um segundo turno entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por volta das 9h (horário de Brasília), o índice futuro subia cerca de 2,6%, com os índices futuros de Wall Street também no campo positivo na primeira sessão de outubro.

PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, o MSCI Brazil Capped ETF (EWZ), principal ETF atrelado à bolsa brasileira, subia mais de 4% em Nova York. O movimento também era de alta para os ADRs da Petrobras, com ganhos de mais de 6%.

Analistas já apontavam para a expectativa de valorização dos ativos brasileiros nesta segunda em razão de dois fatores das eleições: o desempenho acima do esperado de Bolsonaro, visto como um candidato cujas propostas tendem a favorecer a economia e as empresas, como a favor de privatizações; e a composição de um Congresso mais à direita, o que forçaria uma moderação de um eventual governo Lula.

Os investidores monitoram agora a repercussão dos resultados das urnas nos mercados, enquanto aguardam pelo segundo turno, que acontecerá em 30 de outubro.

PUBLICIDADE

Na agenda da semana, investidores monitoram uma série de dados de atividade econômica para a Europa, Estados Unidos e China, com destaque para os PMIs de setembro e os dados de emprego (ADP & Payroll) na maior economia do mundo.

Em setembro, investidores globais ficaram nervosos com o potencial impacto do aperto monetário na economia depois que bancos centrais, incluindo o Federal Reserve, reiteraram sua determinação de conter a inflação - e isso por meio de juros mais altos do que o estimado e por tempo prolongado.

Em Wall Street, as ações tiveram um terceiro trimestre consecutivo de perdas pela primeira vez desde 2009, depois que o Federal Reserve apresentou um terceiro aumento de juros. Os traders aguardam agora novos dados de emprego dos EUA para avaliar o caminho da economia e da política do Fed.

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (3):

  • Por volta das 9h (horário de Brasília), o Ibovespa futuro avançava 2,6%, aos 113.790 pontos;
  • Nos EUA, os índices futuros subiam: o Dow Jones avançava 0,66%, o S&P, 0,54%, enquanto o Nasdaq subia 0,21%;

Leia também

Os recados que os eleitores passaram no 1º turno, segundo 7 analistas

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.