Mercados

Ibovespa avança seguindo exterior, de olho em balanços corporativos aqui e nos EUA

Semana promete ser agitada, com balanços corporativos de nomes de peso da Bolsa, dados econômicos e reunião de política monetária nos EUA

Nasdaq
25 de Julho, 2022 | 10:44 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em alta na manhã desta segunda-feira (25), seguindo o desempenho positivo das bolsas globais neste início da semana, que promete ser agitada tanto no fronte corporativo quanto macroeconômico.

Por volta das 10h40 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava cerca de 1%, negociado na casa dos 100 mil pontos, enquanto o dólar recuava, diante do maior apetite ao risco.

Os investidores estão voltando seu foco para os lucros das grandes empresas de tecnologia enquanto aguardam outro aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. A expectativa é de um aumento de pelo menos 75 pontos base nesta semana, de forma a conter a inflação.

No Brasil, a uma semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), dados do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do país, serão conhecidos nesta terça-feira (26).

PUBLICIDADE

De acordo com o relatório Focus, divulgado nesta segunda pelo Banco Central, a autoridade monetária deverá elevar a taxa básica de juros em 50 pontos base, para 13,75% ao ano, na próxima semana, se mantendo neste patamar até dezembro. Para 2023, o mercado estima uma Selic de 10,75% ao ano.

Com relação à inflação, os economistas consultados pelo Focus veem alta de 7,30% este ano, ante 7,54% anteriormente, enquanto para 2023 as apostas são de alta de 5,30%, contra 5,20% no levantamento anterior.

Por fim, no que tange às projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), estas mostram agora expansão de 1,93% da economia este ano (ante 1,75%) e de 0,49% em 2023 (ante crescimento esperado de 0,50%).

No noticiário corporativo, a semana conta com a divulgação de nomes de peso na Bolsa brasileira, como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4), Santander (SANB11) e Ambev (ABEV3). Nos EUA, divulgam seus balanços do segundo trimestre gigantes como Microsoft (MSFT), Google (GOOG), Facebook (META) e Amazon (AMZN).

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (25):

  • Por volta das 10h40 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 1,18%, negociado aos 100.087 pontos;
  • O dólar à vista cedia cerca de 1%, a R$ 5,44;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para 2025 operava estável, a 13,21%;
  • Nos EUA, os índices futuros operavam próximos da estabilidade: o Dow Jones tinha alta de 0,12%, o S&P 500, de 0,07%, enquanto o Nasdaq cedia 0,03%;
  • Na Europa, o movimento também era de alta: o índice Dax, da Alemanha, subia cerca de 0,4%, por exemplo.

Leia também:

Santander abre resultados de bancos. Analistas vão observar este indicador

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.

PUBLICIDADE