PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Wall Street lança primeiro fundo que aposta contra Bitcoin

ProShares Short Bitcoin Strategy ETF lançado nesta terça-feira (21) chega em meio a turbulências no setor cripto

Bitcoin registra queda de cerca de 70% desde seu pico de novembro
Por Katie Greifeld
21 de Junho, 2022 | 02:05 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Os pessimistas em relação a criptomoedas, que consideram que o colapso dos ativos digitais ainda não terminou, têm um novo veículo para apostar em mais declínios.

PUBLICIDADE

O ProShares Short Bitcoin Strategy ETF lançado nesta terça-feira (21) é o primeiro fundo negociado em bolsa que aposta contra a maior criptomoeda. Ao reverter o desempenho de um índice de futuros de Bitcoin, ele oferece uma maneira relativamente barata e fácil de lucrar com quaisquer perdas do token digital.

O fundo chega em meio a turbulências no setor cripto após o aumento de juros do Federal Reserve na semana passada. É uma liquidação em que até veteranos de longo prazo começam a vender. O Bitcoin registra queda de cerca de 70% desde seu pico de novembro.

PUBLICIDADE

Isso aumenta o risco de que o novo fundo tenha perdido a maior parte do rebaixamento. A ProShares diz que facilitar as apostas contra o Bitcoin incentivará mais investidores a expressar suas opiniões negativas sobre criptomoedas.

“Achamos que há muitos investidores que têm uma visão de curto ou longo prazo de baixa do Bitcoin e das criptomoedas em geral que não agiram de acordo com sua visão porque era muito difícil ou caro”, disse Michael Sapir, CEO da ProShares, em entrevista.

A ProShares também esteve por trás do primeiro fundo negociado em bolsa dos EUA vinculado ao Bitcoin em outubro, o Bitcoin Strategy ETF. Foi um dos maiores lançamentos na história dos ETFs, mas acabou marcando o auge do boom dos ativos digitais.

Como a maioria dos ETFs inversos, o fundo foi projetado apenas para uso de curto prazo. Ele retorna o desempenho inverso de seu índice subjacente um dia de cada vez.

O produto da ProShares é o primeiro ETF que aposta contra o Bitcoin a ser lançado, com fundos semelhantes ainda aguardando aprovação.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Menos techs, mais blue chips: brasileiro muda carteira diante de alta dos juros