Táxis voadores no Brasil: Startup britânica fecha acordo para ‘vertiportos’

Parceria com a Gol e a locadora de jatos Avolon ajudará na preparação, aponta Vertical Aerospace

Táxis voadores movidos a eletricidade são apontados como substitutos ecologicamente corretos para helicópteros
Por Siddharth Vikram Philip
02 de Junho, 2022 | 10:16 AM

Bloomberg — A startup britânica de táxis voadores elétricos Vertical Aerospace entrou em parceria com a argentina Corporacion América Airports para explorar e projetar os chamados vertiportos e outras infraestruturas no Brasil para a operação de suas aeronaves.

A Vertical disse que a nova parceria, juntamente com seus vínculos existentes com a Gol (GOLL4) e a locadora de jatos Avolon, ajudará a preparar a infraestrutura para que o Brasil seja um dos “mercados pioneiros” de serviços de táxi voador.

A Vertical aposta alto no Brasil, onde São Paulo é a cidade mais movimentada do mundo para voos de helicóptero porque os congestionamentos de trânsito normalmente bloqueiam centenas de quilômetros de vias.

Táxis voadores movidos a eletricidade são apontados como substitutos ecologicamente corretos para helicópteros, e uma série de fabricantes está atualmente no processo de certificação de suas aeronaves e finalização de planos para sua infraestrutura associada.

PUBLICIDADE

Em setembro, a Gol concordou em comprar ou alugar até 250 VX4s da empresa de leasing Avolon. A Vertical também tem acordos preliminares com a American Airlines (AAL), Japan Airlines e Virgin para introduzir serviços até 2025.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

A força do agro no PIB: quem são os 5 maiores produtores do país e seus planos