PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Tesla entrega número recorde de carros em trimestre “difícil”

Interrupções na cadeia de suprimentos e à política de zero Covid da China ainda trouxeram problemas para a montadora de Elon Musk

Tesla entrega volume recorde de veículos mas ainda sente efeitos do desabastecimento da cadeia de suprimentos
Por Dana Hull
02 de Abril, 2022 | 05:42 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — A Tesla entregou um recorde de 310.048 carros em todo o mundo no que Elon Musk disse ter sido um primeiro trimestre “excepcionalmente” difícil, já que uma onda crescente de consumidores mudou para veículos elétricos. Os resultados, divulgados hoje (02/04), superaram um pouco as expectativas. Analistas esperavam que 309.158 veículos fossem embarcados, com base na média das estimativas compiladas pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

As flutuações nas taxas e regras de infecção por Covid-19 em todo o mundo continuam a afetar a logística e as cadeias de suprimentos. A montadora também suspendeu temporariamente a produção em sua fábrica de Xangai desde o mês passado, depois que a cidade decretou um bloqueio devido ao agravamento do surto de coronavírus.

“Este foi um trimestre ‘excepcionalmente’ difícil devido a interrupções na cadeia de suprimentos e à política de zero Covid da China”, disse Musk, CEO da Tesla, em um tweet. “O excelente trabalho da equipe da Tesla e dos principais fornecedores salvaram o dia”, disse.

PUBLICIDADE

As entregas da Tesla foram “melhores do que o temido” devido aos problemas da cadeia de suprimentos, escreveram em nota analistas da Wedbush liderados por Dan Ives. “Acreditamos que cerca de 20 mil a 25 mil unidades foram empurradas do primeiro para o segundo devido a problemas logísticos e de fabricação, o que faz com que esse número de demanda subjacente ainda pareça forte com uma trajetória robusta para o resto de 2022″.

As entregas trimestrais estão entre os indicadores mais observados da Tesla, pois sustentam os resultados financeiros da montadora. O número é amplamente visto como um barômetro para a demanda de veículos elétricos em geral, já que a empresa com sede em Austin, no Texas, liderou a demanda por carros movidos a bateria. A Tesla havia dito que sua contagem de entregas é conservadora e que os números finais podem variar em 0,5% ou mais. A empresa produziu 305.407 veículos no trimestre.

A montadora não divide as vendas por geografia, mas Estados Unidos e a China são seus maiores mercados e a maior parte das vendas foi do sedã Model 3 e do crossover Y. A Tesla fabrica os modelos 3 e Y, bem como o sedã Model S mais antigo e o crossover X em Fremont, Califórnia. A fábrica de Xangai produz os modelos 3 e Y. A Tesla começou recentemente a entregar Model Ys de uma nova fábrica em Berlim e celebrará a abertura de uma fábrica em Austin com um evento “Cyber Rodeo” para 15.000 pessoas em 7 de abril.

Leia mais em Bloomberg.com

Leia também