No México, Lula critica Putin por invadir a Ucrânia

“A guerra só trará desgraça para a humanidade”, disse o petista, falando em um encontro do Morena, partido de esquerda do presidente López Obrador

Lula: crítica a Putin e a países ricos
02 de Março, 2022 | 11:46 PM

Em viagem ao México, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Baixem as armas, sentem na mesa de negociação e encontrem a solução que levou vocês ao começo de uma guerra. O mundo precisa de comida, de educação, que as pessoas sejam respeitadas, que 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer”, discursou o ex-presidente, durante um encontro do Morena – partido de esquerda do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

“Se o presidente Putin tivesse perguntado se ele deveria ou não invadir a Ucrânia, a gente diria que não. Gaste mais uma hora, mais um dia, mais um mês, mais um ano numa mesa de negociação. Todo e qualquer problema é possível solucionar”, criticou.

“A guerra só trará desgraça para a humanidade”, disse.

PUBLICIDADE

Veja mais: Encontro de Lula e presidente do México durou três horas

IRAQUE: Pouco depois, criticou também os Estados Unidos por lançarem uma guerra contra o Iraque, baseando-se na alegação – falsa – de que a ditadura de Saddam Hussein tinha armas químicas. Lula contou o episódio em que se encontrou com o então presidente George W. Bush, em 2003, em que o americano teria pedido a entrada do Brasil na guerra.

Falando a um público composto de políticos e militantes de esquerda, o ex-presidente voltou a um tema que costumava abordar em encontros internacionais quando ainda era presidente: a falta de ação dos países ricos para combater a fome.

PUBLICIDADE

“Mundo rico já gastou 8 trilhões de dólares para resolver a crise financeira de 2008, que gastou milhões de dólares em guerras inúteis, não tem a mesma disposição de gastar alguns trilhões para garantir o mínimo elementar para as pessoas, que é a comida”.

Veja mais: Rússia perde grau de investimento pela Fitch Ratings

Mais cedo, Lula foi recebido pelo presidente López Obrador no Palácio Presidencial, na Cidade do México, durante três horas. O encontro não foi aberto aos jornalistas.

Segundo a assessoria de Lula, os dois conversaram sobre a situação mundial e a guerra na Ucrânia.

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.