Bloomberg — Uma forte tempestade de inverno está varrendo o nordeste dos EUA com ventos fortes e acumulando neve rapidamente nas principais rotas de transporte do país, enquanto cancela voos e deixa milhares de pessoas sem energia.
A cidade de Nova York teve relatos de acúmulo de 8 a 11 polegadas (28 centímetros) de neve em alguns lugares, com o Central Park chegando a pelo menos 5,3 polegadas no início da manhã deste sábado, disse Dominic Ramunni, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Upton, Nova York, em Long Island.
A tempestade pode começar a diminuir na cidade durante a tarde, mas as temperaturas permanecerão frias e os ventos congelantes podem fazer com que as leituras pareçam mais próximas de 0 graus Fahrenheit (-18 graus Celsius) ou ainda mais frias.
“Estamos entrando no último estágio de tempestade para a área da cidade de Nova York”, disse Ramunni por telefone.
Ao longo da costa de Nova Jersey, foram registrados relatos de mais de 16 polegadas de neve, e de mais de um pé em algumas partes do centro de Long Island.
Boston deve chegar a registrar perto de 60 centímetros ou mais de neve, disse Marc Chenard, meteorologista sênior do Centro de Previsão do Tempo dos EUA.
Os ventos atingiram a força de um furacão em algumas partes de Cape Cod e na costa de Massachusetts, onde as quedas de energia são as piores, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. As condições da nevasca podem prevalecer de Nova Jersey ao Maine, e a tempestade deve se intensificar rapidamente.
“Viajar será difícil, na melhor das hipóteses, até impossível em algumas áreas”, disse Chenard. “O mau tempo ainda está se fortalecendo e tem um caminho a percorrer.”
Aviões e trens
A tempestade está atingindo a Interstate 95, uma importante rodovia que liga a Costa Leste dos EUA, que também é paralela à linha ferroviária do Corredor Nordeste e abriga alguns dos aeroportos mais movimentados do país. Todas as formas de transporte pela área sofreram com o mau tempo.
No início da manhã de sábado, a tempestade não havia causado muitos danos às redes elétricas. No entanto, pelo menos 129.240 clientes ficaram sem energia no Meio-Atlântico e Nordeste, com Massachusetts respondendo por 113.982 deles, de acordo com PowerOutage.us, um site que rastreia apagões.
Desde sexta-feira, mais de 5.800 voos foram cancelados nos EUA, de acordo com o FlightAware, um serviço de rastreamento de companhias aéreas. A maioria deles estava em Nova York, Boston, Newark, Filadélfia e Washington. Estados de emergência foram decretados em muitas áreas da região, incluindo Nova York e Nova Jersey.
Em terra, a Amtrak cancelou todos os trens Acela de alta velocidade entre Washington, Nova York e Boston e está executando um horário modificado para os trens da Região Nordeste ao sul de Manhattan.
Não recomendado
A Long Island Rail Road suspendeu o serviço no sábado, enquanto a Metro-North, que vai ao norte de Nova York em Connecticut, terá um horário reduzido, disse a agência em comunicado. Os serviços de metrô e ônibus da cidade podem sofrer atrasos.
A New Jersey Transit cancelou os serviços de ônibus e Access Link por enquanto. Outras linhas estão operando em horários de fim de semana.
Em Boston, a prefeita Michelle Wu declarou esta de emergência para neve e abriu abrigos 24 horas. Nova Jersey declarou estado de emergência a partir das 17h de sexta-feira, em preparação para o que o governador Phil Murphy chamou de “um evento de neve significativo em todo o estado”. O estado de Nova York seguiu o exemplo às 20h.
Além dos avisos e alertas que se estendem por toda a costa leste dos EUA, o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá também está alertando os moradores de suas províncias marítimas orientais para se prepararem.
--Com assistência de David R. Baker, Mary Schlangenstein, Skylar Woodhouse e Naureen S. Malik.
Veja mais em Bloomberg.com