Bloomberg Línea — Os mercados brasileiros de ações e câmbio contrariaram o pessimismo internacional, vindo do aperto na política monetária nos EUA, atraíram recursos estrangeiros e terminaram uma semana particularmente tensa com ganhos relevantes.
- O Ibovespa (IBOV) subiu 2,64% na semana, enquanto o dólar recuou 1,3% no período. Foi a terceira semana seguida de baixa para a moeda americana no Brasil.
Nesta sexta, o Ibovespa cedeu também a um movimento de realização de lucros, após a alta acumulada nos últimos dias, puxado pelo desempenho da Petrobras (PETR4) após os comentários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política de preços da estatal.
- O Ibovespa terminou a sessão com baixa de 0,64%, marcando 111.910 pontos (dados preliminares).
- Os papéis da estatal de petróleo chegaram a subir pela manhã, mas passaram a cair no início da tarde após o Lula dizer, durante entrevista, que não tem por que os preços no Brasil dos combustíveis seguirem o mercado internacional. As ações preferenciais da estatal terminaram negociadas a R$ 32,54, com baixa de 3,9%;
- No mercado de câmbio, o dólar terminou o dia com baixa de 0,5%, negociado a R$ 5,38;
- No mercado de juros, a maioria dos contratos de DI recuaram depois de o IGP-M de janeiro reportar inflação abaixo das expectativas. O DI para janeiro de 2023 ficou estável em 12,22%, enquanto a taxa do DI para janeiro de 2025 saltou de 11,315% para 11,33%;
Nos EUA, os mercados chegaram a subir pela manhã, embalados pelo forte lucro da Apple (AAPL), mas cederam logo antes do almoço após o presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari dizer que “simplesmente não sabe” se três altas de juros em 2022 são suficientes. À tarde, no entanto, houve nova virada e os principais benchmarks terminaram o pregão em alta consistente, apagando parte das perdas durante a semana.
- Na bolsa de Nova York, o S&P 500 (SPX) teve alta de 2,4%, enquanto o Dow Jones Industrial (INDU) subiu 1,7%.
- O Nasdaq 100, referência em alta tecnologia, terminou com ganho de 3,2%.
(Com informações de Bloomberg.com)
Leia também: Diversidade como ativo: contratar pessoas trans pode aumentar lucro da empresa