Como escolher a melhor solução para automação da segurança e conformidade?

Saiba quais características considerar na hora de escolher a solução ideal para a sua organização

É necessário saber quais características considerar na hora de escolher a solução ideal
Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que, de acordo com relatório do SANS Institute, realizado em 2019, 19% das organizações participantes revelaram já terem lidado com acesso não autorizado às suas nuvens? Dois anos antes, o número era de apenas 12%.

Para o ramo de serviços financeiros isso é um grande problema, já que os dados armazenados equivalem a quantias em dinheiro. Não há margem para incidentes ou vazamentos de informações.

Na tentativa de contornar as falhas de segurança e manter-se no topo em um ambiente competitivo, muitas instituições migraram para a nuvem, que conta com processos de automação com o objetivo de diminuir as ameaças de segurança e manter a proteção dos dados.

Apesar de todas as vantagens, optar pela solução correta pode ser um desafio. Neste artigo, você aprenderá sobre as diversas funções da automação na área de segurança e conformidade e poderá tomar a melhor decisão sobre qual solução é a mais adequada para a sua organização.

O que é automação?

A automação engloba diferentes processos que visam executar uma tecnologia com pouca ou nenhuma assistência humana. Essa prática pode fortalecer a segurança e a conformidade de uma organização e reduzir os riscos de ameaças graves.

Como funciona a automação na área de segurança e conformidade?

Visibilidade e controle do sistema são alguns dos benefícios que a automação pode oferecer. Esses fatores não se aplicam somente aos dados, mas também a configurações, patches de software e patches de segurança, que são extremamente importantes.

Quais fatores considerar na hora de escolher a melhor solução?

1. Visibilidade e controle centralizados

Os modelos híbridos de nuvem tornam difícil obter uma visão ampla de segurança e conformidade dentro dos ecossistemas empresariais. Além disso, muitas ferramentas de segurança conhecidas possuem funcionamento limitado em nuvem ou em ambientes híbridos.

É necessário escolher uma ferramenta ou sistema que ofereça controle e visibilidade centralizados. Automações específicas devem abranger todos os sistemas mais críticos da organização, internos ou pertencentes a nuvens públicas e privadas.

2. Segurança

Para minimizar ameaças de segurança, a solução escolhida deve ser capaz de executar tanto verificações para detectar ameaças, quanto conformidade de configurações e correções automatizadas, proporcionando sistemas seguros de forma confiável e contínua.

3. Conformidade

A ferramenta de automação deve, também, possuir a capacidade de identificar e verificar problemas de conformidade em ambientes de nuvem híbrida, incluindo verificações com base em diretrizes relevantes para o setor de serviços financeiros.

4. Relatórios

Os relatórios centralizados, oferecidos por soluções avançadas, são importantes no caso de auditorias.

Eles devem indicar quais controles não estão sendo testados e serem de fácil acesso para quem precisar, incluindo membros da equipe que têm como função apresentar evidências de conformidade para auditores internos e/ou externos.

5. Automação centralizada

Essa capacidade é essencial no que diz respeito aos benefícios da automação para ambientes híbridos de nuvem. A centralização também garante consistência aos sistemas às equipes pertencentes a uma organização.

Próximos passos

A Red Hat disponibiliza uma gama diversa de soluções para que as vulnerabilidades de segurança e conformidade não sejam mais um problema.

Clique aqui e baixe, gratuitamente, o material completo para saber mais sobre este tipo de automação para instituições financeiras.

Red Hat

Red Hat BR

Líder mundial em soluções open source empresariais