‘Sell-off’ de criptos faz maior fundo de Bitcoins do mundo ter desconto recorde

Embora o Bitcoin tenha afundado quase 32% desde a alta recorde de novembro, o fundo Grayscale teve caiu aproximidamente 37% no mesmo período

Principal fundo da criptomoeda tem desconto recorde
Por Katie Greifeld
20 de Dezembro, 2021 | 04:01 PM

Bloomberg — Um sell-off de criptomoedas que durou um mês foi especialmente dolorosa para os detentores do fundo Grayscale Bitcoin Trust.

Embora o Bitcoin tenha afundado quase 32% desde a alta recorde de novembro, o fundo de US$ 30 bilhões (ticker GBTC) perdeu quase 37% nesse período. Isso ampliou a diferença entre os preços das ações do GBTC e o valor subjacente de suas participações em Bitcoin para 21% negativos a partir dos preços de fechamento da última sexta-feira, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

Os descontos se resumem à estrutura do trust. Ao contrário da maioria dos fundos negociados em bolsa tradicionais, o GBTC não permite resgates - o que significa que as ações não podem ser criadas e destruídas para calibrar a oferta de ações com a demanda. Em vez disso, os acionistas fiduciários devem encontrar compradores no mercado secundário, o que pode intensificar o desconto quando o preço do Bitcoin cair.

Não consegue acompanhar...

A controladora da Grayscale Investment LLC, a Digital Currency Group, buscou reparar o desconto comprando de volta as ações da GBTC. A Grayscale também entrou com um pedido de conversão do GBTC - o maior fundo de Bitcoin do mundo - em um fundo negociado em bolsa em outubro, embora a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos tenha permitido apenas o lançamento de produtos baseados em derivativos.

A Grayscale intensificou sua campanha nos meses em meio a poucos indícios de que a posição da SEC mudou. O gerente de ativos enviou uma carta aos reguladores instando-os a aprovar a conversão do GBTC no mês passado. A Coinbase Global Inc., que atua como custodiante do fundo, apresentou na semana passada uma carta semelhante em nome da Grayscale.

PUBLICIDADE

“Houve uma carta enviada em nosso nome em registros para o ETF que chamava a atenção para o fato de que a SEC deveria realmente manter um campo de jogo uniforme”, disse o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, à Bloomberg Radio. “Esses dois produtos estarão vinculados ao mesmo mercado de Bitcoin subjacente, que é onde a SEC tem historicamente visto seus problemas.”

- Com a ajuda de Tim Stenovec.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também