Bloomberg Línea — O Ibovespa encerrou a primeira sessão desta semana no vermelho, com os investidores ainda temerosos quanto às discussões da PEC dos Precatórios e o avanço da inflação. Apesar do clima negativo, o dólar caiu, contrariando o fortalecimento da moeda no exterior, em um ajuste técnico. No exterior, o foco foi a manutenção de Jerome Powell na presidência do Federal Reserve.
- A bolsa ficou abaixo dos 103.000 pontos. A alta do minério de ferro na China favoreceu papéis como Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4), mas o movimento não foi suficiente para sustentar a alta do índice. As taxas dos juros futuros subiram com o movimento dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano e as projeções de inflação por aqui.
O Senado segue debatendo a PEC dos Precatórios com representantes da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, do Ministério da Economia e das consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara dos Deputados. O líder do governo na casa e relator da PEC, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), teve reuniões com senadores nos últimos dias para discutir possíveis mudanças no texto, que deve ser votada na Comissão de Justiça e Cidadania ainda esta semana.
O destaque no exterior foi a recondução de Jerome Powell à presidência do Federal Reserve por Joe Biden, com a governadora Lael Brainard como vice. A medida foi vista como uma manutenção da atual trajetória de política monetária dos EUA e ajudou a calibrar as apostas de que o país deve retirar lentamente as medidas de ajuda monetária da pandemia.
- Câmbio: O dólar fechou em queda de 0,29% a R$ 5,59;
- Bolsa: O Ibovespa caiu 0,89%, para 102.122 pontos;
- Entre as maiores altas percentuais ficaram Vale (VALE3), Bradespar (BRAP4) e Usiminas (USIM5). Nas maiores perdas: Banco Inter (BIDI11 e BIDI4), Locaweb (LWSA3) e Méliuz (CASH3)
- Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2025 avançou de 11,93% para 12,11% enquanto o de 2027 foi de 11,83% para 11,96%;
- Exterior: Em Nova York, o Dow Jones avançou 0,05%, enquanto o S&P 500 recuou 0,32% e o Nasdaq 1,26%;
- Bitcoin: Perto das 18h30, a criptomoeda operava em queda de 6,13%, a US$ 55.993;
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também
União Europeia quer mudar regras de viagens para evitar ‘fragmentação’
Mercado Livre vai permitir investimentos em cripto no Brasil