Ibovespa tem dia morno, imitando exterior

Ações ligadas ao minério e TIM Brasil são destaques de alta, enquanto o dólar desacelera levemente

Dia morno para os mercados brasileiros
22 de Novembro, 2021 | 03:20 PM

Bloomberg Línea — A semana inicia em clima morno no Brasil, com investidores seguindo a morosidade no exterior e à espera de andamento da PEC dos Precatórios, além de possíveis outras medidas debatidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

  • Perto das 15h, o índice brasileiro subia 0,38%, a 103.489 pontos
  • O dólar futuro caía 0,4%, a R$ 5,5910
  • Já os índices Dow Jones e S&P500, nos EUA, subiam 0,6% e 0,36%, respectivamente, enquanto o Nasdaq caía 0,62%

O movimento de aversão ao risco visto no exterior na última semana parece ter dado uma trégua, enquanto os mercados calculam o impacto do aumento de casos de Covid-19 na Europa, além do avanço da inflação em todo o globo.

Mais cedo, o presidente americano Joe Biden anunciou a recondução de Jerome Powell à presidência do Federal Reserve, com a governadora Lael Brainard como vice.

A medida foi vista como uma manutenção da atual trajetória de política monetária dos EUA e ajudou a calibrar as apostas de que o país deve retirar lentamente as medidas de ajuda monetária da pandemia.

PUBLICIDADE

Por aqi, agora à tarde o Senado tem sessão temática para debater a PEC dos Precatórios, com representantes da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, do Ministério da Economia e das consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara dos Deputados.

O líder do governo na casa, e relator da PEC, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), teve reuniões com senadores nos últimos dias para discutir possíveis mudanças no texto, que deve ser votada na Comissão de Justiça e Cidadania ainda esta semana.

Ações em destaque

As ações da Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) eram o destaque de alta do pregão, seguindo o aumento do minério de ferro e de outros metais no exterior após sinal de ajuda econômica por parte da China.

PUBLICIDADE

A TIM Brasil (TIMP3) também subia, na esteira da batalha pelo controle da maior operadora de telecomunicações da Itália, a controladora da subsidiária brasileira, com uma oferta de 10,8 bilhões de euros (US$ 12,2 bilhões) da KKR & Co. - que coloca a empresa de private equity americana em uma disputa com a francesa Vivendi.

Leia também

Minério sobe com expectativa de alívio para setor imobiliário

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.