Áustria vai multar em US$ 4 mil quem se recusar a tomar vacina da Covid

Penalidades são parte de um forte movimento do governo para aumentar os níveis de vacinação à medida que os casos sobem

Austria
Por Marton Eder
22 de Novembro, 2021 | 08:14 AM

Bloomberg — Os austríacos que se recusarem a receber a vacina contra o coronavírus enfrentarão multas de até 3.600 euros (US$ 4.000) assim que as injeções obrigatórias começarem no próximo ano.

As penalidades são parte de um forte movimento do governo para aumentar os níveis de vacinação enquanto enfrenta um aumento de casos que forçou o país a voltar ao confinamento.

As autoridades irão primeiro oferecer um acordo para pessoas que não se vacinarem. Caso a oferta seja rejeitada, haverá penalidades, de acordo com os planos da medida que entrará em vigor em fevereiro.

Ficando para trás

A Áustria pode ser o primeiro país da Europa Ocidental a tornar obrigatória a vacinação contra o coronavírus, com uma das menores taxas de inoculação da região, de cerca de 66% da população elegível.

PUBLICIDADE

Haverá também multas de até 1.500 euros pela recusa em tomar injeções de reforço, segundo a ministra Karoline Edtstadler.

“O plano não é apenas que as pessoas tomem a primeira dose, mas que realmente cheguem à imunização completa”, disse Edtstadler à emissora pública ORF.

Já houve protestos contra as novas medidas do governo, que incluem um lockdown nacional que começou na segunda-feira. Cerca de 40.000 pessoas se reuniram em Viena no sábado, lideradas pelo Partido da Liberdade, de extrema direita.

PUBLICIDADE

Leia também

Petróleo estende queda com investidores avaliando liberação de reservas