Bloomberg — Os futuros dos índices americanos operavam mistos nesta terça-feira (2), feriado de Dia dos Finados no Brasil, impulsionados por lucros estagnados das empresas no terceiro trimestre em meio a uma crise cada vez maior de oferta. Os rendimentos do Tesouro de prazos mais curtos caíram à medida que os investidores reduziam algumas apostas de aumento das taxas globais.
- Os contratos de dezembro no Dow Jones Industrial Average subiam levemente, próximos à estabilidade, após o indicador ultrapassar a marca recorde de 36.000 na segunda-feira (1).
- Na China, os futuros do minério de ferro despencaram com a redução da produção, enquanto, do lado corporativo, a Tesla liderava as quedas do pré-mercado em Nova York.
Os mercados de títulos e moedas estão se preparando para a decisão de política monetária do Federal Reserve nesta quarta, em que pode anunciar uma redução das compras de ativos como um passo inicial para eventualmente aumentar as taxas de juros para conter a inflação.
Leia mais: Squid é alerta sobre ‘criptos-meme’: você pode perder tudo após ganhar 230.000%
Os mercados de ações, por outro lado, estão se concentrando na apresentação dos lucros das empresas, com dados mistos sobre a recuperação da economia global obscurecendo ainda mais o quadro, já que a pandemia parece estar tendo uma piora em algumas partes do mundo.
“Esperamos que a volatilidade nos mercados financeiros permaneça alta, pois não apenas o Fed, mas outros bancos centrais ao redor do mundo, extraem liquidez para combater o aumento da inflação”, escreveu Lon Erickson, gerente de portfólio da Thornburg Investment Management, em um relatório. Apesar da retórica do Fed, “começamos a ver o preço de mercado em movimentos anteriores da taxa de juros, talvez perdendo a confiança na natureza’ transitória ‘da inflação”.
Os investidores em ações pararam para refletir sobre uma recuperação que levou as ações dos Estados Unidos e da Europa a altas recordes. Com uma crise de oferta pós-pandemia alimentando a inflação e pressionando os bancos centrais a apertar a política monetária, eles começaram a questionar essas avaliações anteriores. A recuperação econômica também está sob pressão, já que países como a China e a Bulgária relatam casos crescentes de Covid.
- Já o índice Stoxx 600 da Europa caía de um recorde, já que mineradoras e empresas de viagens da região registraram algumas das maiores perdas.
- E no pré-mercado de Nova York, as ações da Tesla caíam 5,2% depois que Elon Musk disse que o acordo da montadora com a Hertz ainda não foi fechado e não comprometeria a margem de lucro para obter o contrato.
Leia também
Como a ficção científica e a angústia de meados do século moldaram Elon Musk