promo
Mercados

B3 deve fechar outubro com apenas uma nova listagem de companhia

Getnet confirma estreia na Bolsa na próxima segunda-feira (18), enquanto Comerc desiste de IPO após aquisição pela Vibra

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — A B3 deve fechar outubro com uma listagem de apenas uma nova companhia. No dia 18, está prevista a estreia dos papéis da Getnet, empresa de maquininhas do banco Santander que chega ao pregão após um processo de cisão.

Nesta quarta-feira (13), estava prevista a estreia da ação da Comerc, uma das principais comercializadores de energia do país, mas a companhia desistiu da oferta pública inicial (IPO) na sexta-feira (8), após a Vibra (ex-BR Distribuidora) fechar um acordo que permitirá adquirir até 50% da Comerc.

Ao oficializar a desistência na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa citou sua “decisão de dar seguimento à oportunidade de negócio entendida pela companhia como mais benéfica aos seus acionistas”. A fixação do preço por ação prevista para ocorrer na última sexta não foi realizada.

A piora das condições do mercado financeiro levou a uma onda de desistências e suspensões de ofertas públicas iniciais (IPO) nas últimas semanas. A Environment ESG, unidade de gestão de resíduos do Grupo Ambipar, suspendeu seu IPO, no começo do mês. O papel tinha estreia prevista para o dia 11.

Veja mais: Gestor da Trígono Capital, Werner Roger, fala sobre risco de conflito de interesses em IPOs

No mês passado, a Bolsa teve duas estreias suspensas no pregão, a da farmacêutica Althaia e da rede de academias Bluefit. As ofertas já estavam na fase de reservas dos papéis.

Neste ano, 45 companhias fizeram seu IPO na B3. A última foi o Grupo Vittia, que atua na produção de insumos (defensivos e fertilizantes), no último dia 2 de setembro. Atualmente, a B3 tem 454 companhias listadas. Há dez anos, em 2011, eram 466. Em 1990, esse número somava 615.

A última listagem por motivo de cisão foi da ação da atacadista Assaí, no último dia 1º de março. As ações ordinárias, preferenciais e units da Getnet erão negociadas sob os códigos GETT3, GETT4 e GETT11, respectivamente.

Os recibos (ADS) da Getnet negociados nos EUA, cada uma representando duas units, devem estrear na bolsa tecnológica Nasdaq apenas no próximo dia 22, sob o código GET.

Leia também

‘Apagão’ de insumos coloca em risco safra agrícola do Brasil


Sérgio Ripardo

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.