Crescem oportunidades de emprego no mercado de criptoativos

Desenvolvimento de software e gestão são as áreas que mais buscam profissionais qualificados

Capacitação em blockchain está entre os cursos mais procurados para atuar no mercado cripto
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Gino Matos para Mercado Bitcoin

São Paulo - Com o mercado de criptomoedas ganhando cada vez mais relevância, a demanda por profissionais especializados no segmento tem acompanhado esse crescimento. No início de agosto, o Indeed, maior site de busca de empregos do mundo, publicou dados sobre as oportunidades de trabalho no mundo dos criptoativos e em áreas relacionadas, como a tecnologia blockchain, abertas em sua plataforma. As vagas disponíveis para esses mercados cresceram 118% no mundo todo, aponta o site.

Não é só a demanda que aumenta. Segundo Fábio Moraes, CEO da Blockchain Academy, apenas nos últimos dois anos, cerca de 5 mil pessoas buscaram um curso de capacitação em blockchain. Isso é resultado da demanda de empresas por profissionais qualificados, explica Moraes. Muitas estão treinando seus funcionários, diz ele, especialmente os desenvolvedores de software. A Blockchain Academy é uma rede de educação com foco em Bitcoin e blockchain, além de consultoria para o desenvolvimento de modelos de negócio com tecnologias descentralizadas. A empresa é controlada pela 2TM, holding que também é dona do Mercado Bitcoin.

Elia Grande, Head da área de Pessoas e Cultura da 2TM, diz que as empresas do grupo, que vem expandindo sua atuação com criptomoedas, trabalham na especialização de funcionários recém-contratados. “Temos encontrado mão de obra qualificada, mas também temos olhado para a qualificação. Nos processos seletivos, buscamos contratar com base nos valores, pois temos a certeza de que o conhecimento e a habilidade podemos desenvolver”.

Recente estudo da consultoria Gartner Group apontou que o baixo número de pessoas qualificadas no setor de tecnologia afeta o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias. Elia Grande ratifica o estudo: “Nossa dificuldade hoje é encontrar profissionais de tecnologia. A maioria das vagas abertas na 2TM busca esses profissionais que atualmente estão na categoria mais escassa no mercado global”.

Desenvolvedores em alta

Uma das oportunidades que têm surgido é para os desenvolvedores da área de blockchain, que representam cerca de 30% (29,7%) do total de vagas ofertadas, a despeito do recuo de 5,1% entre 2020 e 2021, nos números do Indeed. A segunda área com o maior número de vagas abertas é a de gestão, com 10,1% de representatividade dentro do quadro total.

Outro crescimento, aponta o Indeed, são as ofertas para funções de suporte, como gestão, recursos humanos e suporte ao cliente. No geral, as posições de suporte registraram o segundo maior crescimento entre 2020 e 2021. A área de Recursos Humanos cresceu 1,7% na comparação anual, ainda que represente apenas 2,7% das colocações no mercado de criptomoedas e blockchain.

O crescimento das vagas de trabalho no mercado das tecnologias descentralizadas é diretamente proporcional à elevação do preço dos criptoativos, indica o Indeed. Até setembro de 2020, por exemplo, as oportunidades de emprego envolvendo criptomoedas e blockchain apresentaram recuo antes de o Bitcoin, a mais popular entre as moedas digitais, dar início ao forte ciclo de valorização.

Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin

A maior plataforma de criptomoedas da América Latina