Mercados

Petróleo supera US$ 70 com produção no Golfo do México comprometida

Contrato WTI, negociado em Nova York, acumula três semanas de ganhos com investidores monitorando efeitos do furacão Ida

Quase metade da produção de petróleo na região produtora-chave ainda não foi retomada
Por Bloomberg News
13 de Setembro, 2021 | 08:28 am
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — O contrato WTI de petróleo, negociado em Nova York, subiu acima de US$ 70 o barril após três semanas de ganhos, com os investidores monitorando a lenta restauração do abastecimento no Golfo do México e as perspectivas de demanda e estoques no quarto trimestre.

O West Texas Intermediate avançou 1%, enquanto o benchmark global Brent se aproximou do topo da faixa de negociação recente.

Mais de duas semanas desde que o furacão Ida atingiu o Golfo do México dos EUA, quase metade da produção de petróleo na região produtora-chave ainda não foi retomada, de acordo com o Departamento de Defesa Ambiental dos EUA.

Os traders também estão aguardando cotas de importação adicionais para as refinarias privadas da China, o que pode estimular novas compras no mercado físico nas próximas semanas.

PUBLICIDADE

Veja mais: Como o furacão Ida comprometeu tanto o abastecimento de petróleo nos EUA

O petróleo provavelmente deve liderar a recuperação nas commodities no próximo trimestre em meio à forte demanda e “crescente escassez” de oferta, de acordo com o Goldman Sachs. Isso apesar dos planos da aliança Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de continuar restaurando gradualmente a produção e da liberação sem precedentes dos estoques da China.

“O quadro mais amplo da demanda global por petróleo está mostrando sinais de normalização devido às tendências crescentes de mobilidade”, disse Stephen Brennock, analista da corretora PVM Oil Associates. “Como a Opep+ está firmemente no controle da oferta e mantendo sua postura cautelosa, o mercado de petróleo bruto deve continuar a se contrair ainda mais no final do ano”.

O rescaldo do furacão Ida deixou cerca de 1,1 milhão de barris de produção diária fechada no Golfo do México e não está claro quando será retomada, um sinal de alta para o petróleo, de acordo com a gigante comercial Vitol Group.

PUBLICIDADE

Embora os estoques nas principais economias estejam mais baixos, a pandemia continua sendo uma preocupação. Na Ásia, a China está enfrentando outro surto de Covid-19 causado pela variante delta, com dezenas de infecções detectadas na província de Fujian, no sudeste, menos de um mês depois que o último surto do país foi contido.

Leia mais

Dados sobre inflação podem trazer volatilidade aos negócios na Europa e nos EUA

Democratas devem propor aumento de imposto corporativo para 26,5% nos EUA

Alumínio sobe para maior nível em 13 anos com riscos de oferta

PUBLICIDADE