Tereza Cristina diz que agropecuária brasileira é solução para desafios de economia sustentável

Ministra da Agricultura diz que governo está desenvolvendo protocolos científicos para principais commodities do Brasil que demonstram baixa emissão de gases do efeito estufa

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que setor produtivo brasileiro pode ser solução para uma economia sustentável de baixo carbono
02 de Agosto, 2021 | 11:22 AM

São Paulo — A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje que o governo brasileiro está desenvolvendo uma série de protocolos científicos de produção que demonstrariam que a atividade agropecuária do país pode ter um baixo nível de emissão de gases do efeito estufa.

“Em parceria com o setor privado, a Embrapa e outros órgãos, estamos desenvolvendo tais protocolos para outras principais commodities agrícolas para demonstrar que a agropecuária brasileira é solução para os desafios de uma economia sustentável e de baixa emissão de carbono.

A criação de protocolos para mitigar as emissões de carbono para culturas como soja, milho, algodão, entre outras, partiu da experiência obtida com a pecuária de corte. Foi lançada em agosto do ano passado, a primeira linha de produtos com a certificação carne carbono neutro, seguindo os protocolos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O protocolo prevê, entre outras coisas, que os animais sejam criados de forma integrada com florestas plantadas. Assim, as árvores neutralizariam o metano entérico, um dos principais gases do efeito estufa, emitido pelo animais. “A sustentabilidade tem guiado as ações do ministério”, disse Tereza Cristina, durante a abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio.

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.