A senadora norte-americana Elizabeth Warren escreveu uma carta para a secretária do Tesouro, Janet Yellen, solicitando que a autoridade desenvolva “uma estratégia regulatória coordenada e coesa para mitigar os riscos crescentes que as criptomoedas”, segundo Warren, “representam para o sistema financeiro”.
Segundo o site The Block, a carta, datada de 26 de julho, recomenda que Yellen “aja com urgência e use sua autoridade estatutária para abordar os riscos das criptomoedas e garantir a segurança e estabilidade de nosso sistema financeiro”, tendo em vista sua posição de diretora do Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC).
Em outro trecho, Warren dala que o Conselho deve atentar-se ao aumento da demanda por criptomoedas, avaliando se o movimento pode suscitar “preocupações além da proteção do investidor e do consumidor e se estendem a vulnerabilidades sistêmicas mais amplas que podem ameaçar a estabilidade financeira”.
O Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira surgiu em 2010, após o projeto de lei Dodd-Frank para regulação do sistema financeiro, criado no pós-crise de 2008. Também fazem parte da entidade o presidente do Federal Reserve, o Controlador da Moeda e os chefes da SEC e CFTC, entre outras agências.