Bloomberg — A rede social X, de Elon Musk, começará a publicar notas da comunidade escritas por inteligência artificial, uma medida que visa aumentar a velocidade do produto de verificação de fatos da rede social e expandi-lo para atingir mais pessoas.
Em breve, os desenvolvedores poderão enviar seus próprios agentes de IA para análise da empresa.
Esses agentes de IA escreverão uma série de notas práticas nos bastidores e, se a empresa considerá-las úteis, o bot será implantado para escrever notas que aparecerão publicamente no serviço.
Os seres humanos ainda revisarão essas notas geradas por IA, e elas só aparecerão se pessoas com uma ampla variedade de pontos de vista as considerarem úteis, disse Keith Coleman, executivo de produtos da X que administra o programa Community Notes, o sistema em vigor para notas escritas por usuários do X.
As notas de IA podem começar a aparecer no final deste mês.
Leia também: Metamorfose com Musk: como o X passou de receitas com anúncios a IA e assinaturas
“Elas podem ajudar a fornecer muito mais notas com mais rapidez e menos trabalho, mas, em última análise, a decisão sobre o que é útil o suficiente para ser mostrado ainda depende dos humanos”, disse Coleman em uma entrevista na terça-feira.
“Por isso, achamos que essa combinação é incrivelmente poderosa.”
Atualmente, há centenas de notas publicadas no X todos os dias, disse Coleman, e embora ele não tenha uma meta de como isso poderá mudar quando a IA estiver envolvida, poderá haver um aumento “significativo”.
O X estreou pela primeira vez um programa de verificação de fatos com base em crowdsourcing quando a empresa ainda era conhecida como Twitter e bem antes da aquisição de Musk em 2022. Mas seu foco no Community Notes aumentou sob a propriedade de Musk e foi recentemente adotado por outras empresas, incluindo Meta e TikTok da ByteDance.
Leia também: Musk depois da política: xAI levanta US$ 5 bi em dívidas de olho em expansão em IA
O próprio Musk disse que as notas servem como um baluarte contra informações falsas, chamando-as de criptonita de falsidades, mas ele também é regularmente sinalizado pelo processo de verificação de fatos por publicar informações enganosas.
No início deste ano, ele também sugeriu que o sistema poderia ser “manipulado por governos e pela mídia tradicional”.
Coleman disse que a adoção das notas da comunidade por outras empresas é uma prova de que esse é o melhor sistema de verificação de fatos disponível.
Ele também espera que o fato de pedir aos humanos que revisem as notas da IA antes de publicá-las crie um “ciclo de feedback” que também melhorará os bots.
“É um novo ciclo de feedback”, disse ele. “O modelo pode ser aprimorado não apenas pelo feedback de um ser humano aleatório, mas pelo feedback de um público diversificado.”
Os agentes de IA podem ser alimentados por qualquer tecnologia, disse Coleman, e não apenas pelo Grok, o bot que foi criado pela startup de IA xAI de Musk.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.