Trump avança sobre o setor privado e diz que CEO da Intel deveria renunciar

Pressão sobre o executivo Lip-Bu Tan aumenta após carta de senador republicano sobre investimentos na China; Intel nega conflito de interesse e promete cooperar com autoridades

Intel CEO Lip-Bu Tan
Por Peter Elstrom
07 de Agosto, 2025 | 09:27 AM

Bloomberg — O presidente Donald Trump pediu a renúncia do CEO da Intel, Lip-Bu Tan, devido ao que ele chamou de conflitos de interesse.

“O CEO da INTEL é altamente CONFLITANTE e deve renunciar imediatamente”, escreveu Trump no Truth Social na quinta-feira. “Não há outra solução para esse problema. Obrigado pela atenção para esse problema!”

PUBLICIDADE

Nesta semana, o senador republicano Tom Cotton pediu ao presidente do conselho da Intel que respondesse a perguntas sobre os laços do CEO Lip-Bu Tan com a China, o que inclui investimentos em empresas de semicondutores do país e outras com conexões com os militares do país.

Leia também: Intel avalia parcerias para avançar na estratégia de foundry em LatAm, diz VP

Em uma carta para Frank Yeary, que supervisiona o conselho de administração da fabricante de chips, Cotton perguntou sobre os investimentos que Tan fez na China antes de ser escolhido para dirigir a Intel.

PUBLICIDADE

Cotton observou preocupações específicas sobre os vínculos de Tan com a Cadence Design Systems, uma empresa de tecnologia que ele dirigiu por mais de uma década e que vendia produtos para uma universidade militar chinesa.

A empresa se declarou culpada, em julho, de violar os controles de exportação dos EUA ao vender hardware e software para a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China.

“A Intel e o Sr. Tan estão profundamente comprometidos com a segurança nacional dos Estados Unidos e com a integridade de nosso papel no ecossistema de defesa dos EUA”, disse a empresa em um comunicado na quarta-feira.

PUBLICIDADE

Leia também: CEO da Intel reafirma compromisso com plano de produção de chips para terceiros

A Intel disse que abordaria os assuntos da carta com o senador.

As ações da Intel caíram 3,4% nas negociações de pré-mercado antes da abertura dos mercados em Nova York.

Veja mais em bloomberg.com