Meta fecha compra de energia nuclear para data center. Ações do setor disparam

As ações da Oklo e da Vistra subiram até 20% nesta sexta-feira (9) depois que a big tech de Mark Zuckerberg concordou em comprar energia nuclear das empresas em contratos que chegam a 20 anos para alimentar data centers voltados para IA

Por

Bloomberg — As ações da Oklo e da Vistra lideram um movimento de alta de seus pares nesta sexta-feira (9), depois que a Meta Platforms, de Mark Zuckerberg, concordou em comprar energia nuclear das empresas para operar data centers de inteligência artificial.

As ações da Oklo subiram até 19%, enquanto as da Vistra se valorizaram até 16%. A NuScale Power também subiu com a notícia, assim como produtores de urânio como a Centrus Energy e a Cameco.

Leia mais: Empresa apoiada por Sam Altman fecha mega acordo de energia nuclear para data center

“Essa notícia é incrementalmente positiva para todo o setor de energia nuclear, incluindo a Oklo, pois reafirma o compromisso dos hyperscalers de começar a alavancar novas fontes de energia para alimentar a revolução da IA, sendo a energia o maior obstáculo para o setor”, escreveu Dan Ives, analista da Wedbush Securities, em uma nota aos clientes.

A Meta assinou um contrato de compra de energia de 20 anos com a Vistra em suas duas usinas de energia existentes e fechou outro acordo com a Oklo, apoiada por Sam Altman no papel de investidor - embora ele já tenha sido até presidente do conselho -, que avançará no desenvolvimento de seu pequeno reator modular.

Os reatores modulares de pequeno porte ainda não foram comercializados.

Big techs e outros desenvolvedores de data centers estão exigindo grandes suprimentos de energia para alimentar seus data centers cada vez maiores.

Leia mais: Como o Google pode representar o impulso que falta para a energia nuclear

Isso alimentou uma reação contra as empresas de tecnologia, já que as residências e outras empresas enfrentam o aumento das contas de energia.

O setor de energia nuclear, cujo renascimento permitiria que as empresas de tecnologia aproveitassem novos suprimentos, enfrentava um período de declínio dos negócios, com custos crescentes e reatores sendo fechados, antes que a IA reanimasse o setor e fizesse com que as ações disparassem.

As ações da Oklo subiram mais de 200% em 2025, enquanto as ações da Vistra avançaram 17%, depois de subirem mais de 200% em 2024.

-- Com a colaboração de Naureen S. Malik.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

‘Casa de Dinamite’: filme da Netflix revela realidade dos riscos de guerra nuclear

©2026 Bloomberg L.P.