Bloomberg — A Dell, a HP e outras empresas de tecnologia alertam sobre a possibilidade de escassez no fornecimento de chips de memória no próximo ano, devido ao aumento da demanda decorrente da construção da infraestrutura de inteligência artificial.
Os fabricantes de eletrônicos de consumo, incluindo a Xiaomi, deram o alarme sobre possíveis aumentos de preços, enquanto outros, incluindo o Lenovo, começaram a estocar chips de memória em antecipação ao aumento dos custos.
A Counterpoint Research previu este mês um aumento de 50% no preço dos módulos de memória até o segundo trimestre do próximo ano.
Leia também: Ameaça ao domínio da Nvidia em chips para IA eleva preocupações entre investidores
Uma escassez ameaçaria aumentar os custos de fabricação de tudo, desde telefones até equipamentos médicos e carros. Esses chips são usados em praticamente todos os dispositivos eletrônicos modernos que armazenam dados.
O boom de IA é indiretamente o culpado. Há dois tipos de chips de memória: os que ajudam no processamento e os que armazenam informações.
Os fabricantes estão alocando mais produção para atender à demanda por produtos novos, mais complexos e lucrativos usados em sistemas de IA, causando uma escassez de tipos mais comuns de memória.
A Dell nunca viu “os custos se moverem no ritmo” que estão agora, disse o diretor de operações Jeff Clarke em uma ligação com analistas na terça-feira.
A empresa tem visto um fornecimento mais restrito de memória dinâmica de acesso aleatório, abreviadamente DRAM - que inclui memória de alta largura de banda para IA para os chips que alimentam os computadores pessoais - bem como de discos rígidos e da chamada memória flash NAND, disse ele. “A base de custo está subindo em todos os produtos”.
Leia também: Como o Google causou um abalo no domínio da Nvidia no mercado de chips para IA
A Dell trabalhará em suas configurações e mix de produtos, mas Clarke disse que vê o impacto inevitavelmente chegando aos clientes.
A fabricante de computadores sediada no Texas considerará todas as opções, incluindo a reprecificação de alguns dispositivos, disse ele.
As sanções dos EUA também contribuíram para exacerbar a crise de fornecimento, limitando as capacidades tecnológicas dos novos participantes chineses.
A HP, sediada em Palo Alto, Califórnia, considera o segundo semestre de 2026 particularmente desafiador e aumentará os preços quando necessário, disse o CEO Enrique Lores em uma entrevista à Bloomberg News.
“Para o segundo semestre, estamos adotando uma abordagem prudente em relação ao nosso guia e, ao mesmo tempo, estamos implementando ações agressivas”, como trazer mais fornecedores de memória e colocar menos memória nos produtos, disse ele. A empresa estimou que a memória é responsável por 15% a 18% do custo de um PC típico.
A corrida para construir a infraestrutura de IA já aumentou as contas de energia em áreas próximas a grandes data centers.
Ela também elevou as avaliações dos principais fabricantes de memória do mundo. As ações da Samsung e da SK Hynix da Coreia do Sul, juntamente com a Micron Technology, subiram nos últimos meses à medida que os estoques diminuíram e os desafios de fornecimento se cristalizaram.
A SK Hynix disse no mês passado que vendeu toda a sua linha de chips de memória para o próximo ano, enquanto a Micron espera que o fornecimento permaneça restrito até 2026.
A Kioxia Holdings do Japão, especializada na produção de NAND, viu suas ações aumentarem várias vezes após sua listagem pública em dezembro, impulsionada pela mesma escassez de suprimentos.
“Tudo o que está relacionado à memória - avançada ou convencional - tem uma demanda muito forte e a oferta está atrasada”, disse Sanjeev Rana, chefe de pesquisa da CLSA Securities Korea, depois que a Samsung divulgou seus lucros no mês passado.
“É provável que esse aumento de preços da DRAM e da NAND dure vários trimestres a partir de agora”.
Os fornecedores de chips lógicos, do tipo que processam dados e são essenciais para a construção de sistemas de IA, também podem ver seus negócios afetados, pois seus clientes podem se abster de fazer pedidos se não conseguirem garantir memória suficiente.
A principal fabricante de chips da China, a Semiconductor Manufacturing International observou que a escassez de memória está ocorrendo à medida que os fabricantes priorizam os negócios com o maior fornecedor de chips de IA do mundo, a Nvidia.
A Nvidia, por sua vez, enfatizou a montagem de seus sistemas mais avançados e de maior valor destinados aos data centers de IA. A SMIC alertou que uma escassez de memória pode restringir a produção de carros e eletrônicos em 2026.
Em Pequim, a Xiaomi aumentou o preço de seu dispositivo principal e disse que espera que a escassez de chips de memória também leve a aumentos de preços para dispositivos móveis no próximo ano.
A Lenovo tem elogiado suas economias de escala e disse que vê uma oportunidade de conquistar mais participação de mercado ao alavancar sua cadeia de suprimentos, enquanto os concorrentes enfrentam dificuldades.
Ainda assim, o diretor financeiro Winston Cheng fez eco às observações da Dell, também chamando o aumento de custos de “sem precedentes”.
A Apple fez uma das avaliações mais otimistas. O CFO Kevan Parekh reconheceu, em uma ligação com analistas, que há “um leve vento a favor” nos preços das memórias e que alguns “novos produtos têm uma estrutura de custos um pouco mais alta”.
Mas ele enfatizou que a Apple está administrando bem os custos. Assim como a Lenovo, a posição da Apple como um dos principais clientes - se não o principal cliente - de muitos participantes da cadeia de suprimentos de produtos eletrônicos ajuda a garantir condições vantajosas para o fornecimento contínuo.
Enquanto isso, os estoques de memória da Lenovo estão cerca de 50% mais altos do que o normal, disse Cheng à Bloomberg TV.
A Asustek Computer, sediada em Taipei, também correu para estocar, com os dois fabricantes de PCs planejando manter os preços estáveis no trimestre de férias e reconsiderar a situação do mercado no ano novo.
Chey Tae-won, presidente do SK Hynix Group, controlador da SK Hynix, também alertou sobre um gargalo no fornecimento no início deste mês.
“Entramos em uma era em que o fornecimento está enfrentando um gargalo”, disse Chey em um discurso principal no SK AI Summit em Seul.
“Estamos recebendo solicitações de fornecimento de chips de memória de muitas empresas e estamos pensando muito sobre como atender a todas as demandas.”
-- Com a ajuda de Vlad Savov, Mark Gurman, Jessica Sui e Ian King.
Veja mais em bloomberg.com