Blue Origin, de Bezos, leva primeira cadeirante ao espaço em voo suborbital

Engenheira Michaela Benthaus participa de missão de 11 minutos da empresa de Jeff Bezos, que realiza seu 16º voo humano com a nave New Shepard

Por

Bloomberg — A Blue Origin de Jeff Bezos está programada para lançar uma tripulação de seis pessoas em um passeio suborbital neste sábado (20), incluindo a primeira cadeirante a chegar ao espaço e um dos primeiros engenheiros da SpaceX.

A janela de lançamento para o voo abre às 9 horas, horário de Nova York. O foguete decolará do oeste do Texas em uma viagem de aproximadamente 11 minutos.

A missão estava inicialmente programada para ocorrer em 18 de dezembro, mas a empresa a adiou devido a um problema não especificado encontrado durante as verificações pré-voo.

Leia também: Na corrida espacial, Bezos ganha força com Blue Origin. Mas terá que lidar com Musk

O lançamento marca o 16º voo espacial humano da empresa de turismo de Bezos usando o New Shepard, uma pequena nave construída para enviar pessoas em viagens curtas até o limite do espaço, bem como para realizar missões de pesquisa.

Entre os passageiros estão Michaela Benthaus, engenheira aeroespacial da Agência Espacial Europeia que se feriu durante um acidente de mountain bike em 2018.

Hans Koenigsmann trabalhou na SpaceX por duas décadas, mais recentemente como vice-presidente de aviônica da empresa, antes de se aposentar em 2021.

Embora a Blue Origin não divulgue o preço de um assento em um de seus voos turísticos, a empresa rival de turismo espacial Virgin Galactic cobra cerca de US$ 600.000 por uma experiência semelhante.

Em abril, a estrela pop Katy Perry, a noiva de Bezos, Lauren Sánchez, e a apresentadora da CBS News, Gayle King, fizeram um voo, tornando-se parte da primeira tripulação exclusivamente feminina a ir ao espaço em mais de 60 anos.

A empresa também opera seu foguete New Glenn, muito maior e de carga pesada, capaz de levar naves espaciais e satélites à órbita e além.

A Blue Origin realizou um segundo voo bem-sucedido do New Glenn em novembro, no qual o foguete lançou duas espaçonaves da NASA com destino a Marte e acertou em cheio o pouso de seu propulsor reutilizável em uma barcaça no Atlântico.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Na corrida espacial, Bezos ganha força com Blue Origin. Mas terá que lidar com Musk