Bloomberg — A Anthropic está lançando uma nova versão de seu mais poderoso modelo de inteligência artificial, enquanto a rival OpenAI se aproxima do tão aguardado lançamento de seu sistema GPT-5.
A Anthropic deve anunciar na terça-feira o lançamento do Opus 4.1, uma atualização de seu modelo de IA de ponta que a empresa afirma ser mais capaz de codificar, pesquisar e analisar dados. O novo modelo também é melhor para lidar com problemas complexos de várias etapas, disse a empresa, posicionando-o como um agente de IA mais eficaz.
A atualização faz parte de uma mudança no sentido de fazer mais melhorias incrementais em seus modelos de codificação, além de lançamentos de modelos maiores.
“No passado, estávamos muito concentrados em enviar apenas as atualizações realmente grandes”, disse o diretor de produtos da Anthropic, Mike Krieger.
Leia também: Siri com ChatGPT? Apple estuda usar modelos da OpenAI ou da Anthropic em seu sistema
“Ele é melhor em codificação, melhor em raciocínio, melhor em tarefas agênticas. Estamos apenas tornando-o melhor para as pessoas.
Fundada em 2021 por um grupo de ex-funcionários da OpenAI, a Anthropic tentou se distinguir dos rivais com modelos avançados e uma maior ênfase no desenvolvimento responsável de IA.
O software Claude da Anthropic também se destacou na codificação, uma área importante de crescimento de receita para a empresa.
A empresa com sede em São Francisco está gerando cerca de US $ 5 bilhões em receita anualizada, informou a Bloomberg News.
Leia também: De olho na OpenAI, Anthropic prepara chatbot ativado por voz
A Anthropic também está em meio à finalização de um acordo para levantar até US$ 5 bilhões em uma nova rodada de financiamento, com uma avaliação de US$ 170 bilhões, informou a Bloomberg anteriormente.
Mas a Anthropic enfrenta uma concorrência significativa. O Google e a OpenAI introduziram recursos projetados para ajudar os programadores a agilizar o processo de escrita e depuração de código.
Os executivos da OpenAI também têm provocado publicamente o GPT-5, com relatórios sugerindo que ele poderia ser lançado ainda neste mês.
“Uma coisa que aprendi, especialmente em IA, já que ela está se movendo rapidamente, é que podemos nos concentrar no que temos - e o que outras pessoas vão fazer depende delas”, disse Krieger quando perguntado sobre o próximo lançamento da OpenAI.
Leia também: Por que os EUA correm o risco de perder o posto de líder em inovação no mundo
“Veremos o que vai acontecer com a OpenAI, mas, para nós, o foco foi o que podemos oferecer aos clientes que temos.”
O novo modelo da Anthropic, lançado dois meses depois do Opus 4, é considerado mais hábil em codificação. Ele pode navegar melhor em grandes bases de código e ser mais preciso ao fazer modificações no código, disse a empresa. O modelo atualizado também obteve dois pontos percentuais a mais do que seu antecessor no popular benchmark de avaliação de codificação, o SWE-Bench Verified, informou a Anthropic.
Clientes como o aplicativo de codificação Windsurf, que foi recentemente adquirido pela Cognition, e o Rakuten, têm observado uma conclusão mais rápida e aprimorada das tarefas de codificação com o modelo, de acordo com declarações de clientes compartilhadas pela Anthropic.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.