Bloomberg — O Google revelou a maior atualização de seu sistema operacional móvel Android em anos, semanas antes de seu maior concorrente no setor, a Apple, apresentar uma prévia de seu software revisado para iPhone.
A unidade da Alphabet está lançando uma linguagem de design nova e mais arrojada - chamada Material 3 Expressive - que abrange todo o sistema operacional Android, bem como os próprios aplicativos do Google, como o Gmail, disse em um post de blog na terça-feira (13). A empresa compilou um conjunto de diretrizes de design, que inclui o uso de animações mais flexíveis, formas, contraste e tipografia maior.
A empresa planeja apresentar as atualizações com mais detalhes em sua conferência para desenvolvedores Google I/O em Mountain View, Califórnia, a partir de 20 de maio. O software estará disponível para download em sua forma definitiva no final deste ano, começando com a própria linha de telefones Pixel do Google.
Leia também: Por mais assinantes, Apple ignora rivalidade e vai lançar app de TV para Android
O Android é o sistema operacional móvel mais usado no mundo, alimentando dispositivos de empresas como a Samsung e a Xiaomi.
O objetivo do Google era tornar a experiência mais natural e fluida, com mais espaço para personalização, disse. A empresa iterou 46 estudos de pesquisa com mais de 18.000 participantes para elaborar as mudanças - que, segundo ela, também ajudam a tornar o software mais utilizável, especialmente para usuários mais velhos.
A Apple, por sua vez, planeja mudar fundamentalmente a aparência de seus sistemas operacionais, tornando-os mais simples e mais consistentes, alterando o estilo de ícones, menus e aplicativos, informou a Bloomberg News. Sua Worldwide Developers Conference está programada para começar em 9 de junho deste ano.
Pode levar algum tempo para que essas mudanças se proliferem pelo ecossistema Android, já que fabricantes de dispositivos como Xiaomi, Oppo e Vivo controlam seus próprios cronogramas de atualização de software. Os desenvolvedores de aplicativos também precisarão atualizar seus softwares para garantir a consistência com a nova linguagem de design do Google.
Leia também: A evolução do ‘doutor Google’: Alphabet usa IA para avançar no setor de saúde
Além dos smartphones, o Google também está estendendo suas mudanças de design ao Wear OS, seu sistema operacional para smartwatches, e expandindo o alcance de seu sistema de inteligência artificial Gemini para mais plataformas. Isso inclui relógios e veículos que executam o Android Auto ou fazem parte do programa Cars with Google. A empresa havia anunciado anteriormente que o Gemini também estará disponível em televisores com Google TV, além de fones de ouvido de realidade mista com Android XR.
No Wear OS, a atualização permitirá que os proprietários de smartwatches definam lembretes ou obtenham informações sobre os próximos compromissos do calendário. Ela também deve tornar os dispositivos suportados mais eficientes em termos de energia, com a possibilidade de até 10% a mais de duração da bateria, disse o Google.
Atualizações de segurança
Além do software redesenhado, o Google anunciou vários recursos de segurança novos ou aprimorados para usuários do Android.
A empresa está expandindo sua ferramenta de detecção de fraudes com tecnologia de IA para o Google Messages para incluir outros tipos de fraude, incluindo falsificação de identidade financeira, pedágio, cartão-presente, prêmios e golpes de suporte técnico. Até agora, a tecnologia foi projetada para detectar esquemas de entrega de pacotes e de procura de emprego.
Leia também: Por que a Apple deveria voltar às raízes para salvar seu projeto de IA para o iPhone
A empresa também está testando a proteção em chamadas para aplicativos bancários, começando no Reino Unido.
O Google também planeja ajudar a garantir que as principais alterações nas configurações - inclusive a redefinição completa do dispositivo - sejam feitas pelo proprietário do dispositivo e não por um invasor. Separadamente, a empresa está lançando um novo recurso Find Hub que permitirá aos usuários fazer coisas como verificar se os entes queridos chegaram em casa com segurança.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.