Bloomberg Línea — Demorou, mas chegou: um avatar com uso de IA (Inteligência Artificial) chamado Diella se tornou a primeira “entidade” virtual a ocupar um cargo de ministro no mundo, ao ser indicado pelo governo da Albânia.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Edi Rama, que nomeou Diella como ministra de Contratos Públicos (Public Procurement), com o objetivo de investigar eventuais indícios e casos de corrupção.
Leia mais: Anthropic diz que hacker usou agentes de IA para ataque extenso sem precedentes
O político havia declarado publicamente há algumas semanas que tinha o objetivo de contar com um “ministro digital” em seu governo, sem especificar uma data.
Segundo Rama, do Partido Socialista, o plano é que a Albânia seja um país onde os contratos públicos serão “100% incorruptíveis e onde todos os fundos públicos que passarem pelo processo de contratação serão 100% transparentes”.
A nova ministra com IA, Diella - que significa pôr-do-sol na língua local -, terá poderes não só para investigar todos os contratos do governo com fornecedores como para fazer contratações, de acordo com o governo.
Diella, que funciona como um bot, já está em operação no país europeu e presente na plataforma de serviços digitais do governo, segundo comunicado.
-- Em atualização.
Leia também
Inteligência artificial tomará decisões melhores que CEOs, diz Nobel de Economia