Bloomberg — A Uber Technologies anunciou uma parceria com a Beijing Momenta Technology para implantar robotáxis em sua plataforma de mobilidade urbana em vários mercados globais, a começar pela Europa no início de 2026.
A primeira implantação incluirá operadores de segurança no carro, disseram as empresas em um comunicado na sexta-feira (2).
A Momenta atualmente opera sistemas autônomos sem motorista nas estradas da China, mas o acordo está focado em mercados fora dos EUA e da China.
Essa é a segunda parceria com veículos autônomos anunciada pela Uber em uma semana.
Leia mais: GM encerra divisão da Cruise de robotáxi e vai na contramão de Tesla e Alphabet
Na quinta-feira (1), a empresa disse que trabalhará com a May Mobility, apoiada pela Toyota Motor, para implantar “milhares” desses carros nos próximos anos. Um lançamento inicial está planejado para Arlington, no Texas, até o final de 2025.
A Lyft, rival norte-americana da Uber, tem sua própria parceria com a May Mobility para lançar seu primeiro robotáxis supervisionado por humanos já neste verão no hemisfério Norte, em Atlanta.
Até o momento, a Uber fechou acordos com mais de uma dúzia de parceiros globais para implantar a tecnologia de direção autônoma em seus negócios de transporte compartilhado, entrega e frete.
Essa negociação ocorre em um momento em que o mercado está prestes a se expandir.
Leia mais: Musk revela o robotáxi Cybercab, mas investidores questionam falta de detalhes
Os robotáxis tripulados da Tesla estão chegando a Austin, no Texas, por exemplo, enquanto a Waymo, da Alphabet, aumenta rapidamente sua frota nas principais cidades americanas.
A Momenta é apoiada pela General Motors, pela Temasek Holdings e pela IDG Capital e também levantou fundos de investidores, incluindo a SAIC Motor e a Yunfeng Capital, do fundador do Alibaba Group, Jack Ma.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.