Volvo anuncia recall de todos os modelos EX30 elétricos devido a falha de software

Correção afeta 72.000 unidades fabricadas de seu novo modelo, segundo comunicado; falha pode levar velocímetro a entrar em modo de teste quando o carro é ligado

A Volvo Car anunciou o recall de todas as quase 72.000 unidades fabricadas de seu novo modelo, o EX30 totalmente elétrico
Por Rafaela Lindeberg
10 de Junho, 2024 | 11:21 AM

Bloomberg — A Volvo Car anunciou o recall de todas as quase 72.000 unidades fabricadas de seu novo modelo principal - o EX30 totalmente elétrico - devido a um problema de software.

As ações da montadora sueca caíram até 3,5% no início das negociações na Bolsa de Estocolmo nesta segunda-feira (10) com a notícia de que os veículos podem ter um erro na tela central que faz com que o velocímetro entre em modo de teste quando o carro é ligado.

Para corrigir a falha, é necessária uma atualização de software over-the-air, disse a Volvo em um comunicado nesta segunda.

Leia mais: Por que até a Volvo decidiu apostar em um modelo de entrada elétrico

PUBLICIDADE

O problema, relatado pela primeira vez pelo site sueco Carup, chega em um momento inoportuno para a Volvo, que enfrenta dificuldades com o software para seus veículos cada vez mais computadorizados. No ano passado, a empresa teve que adiar o lançamento de seu modelo EX90 porque o software não estava funcionando da forma planejada.

Nenhum outro modelo da Volvo foi afetado pelo último recall e não houve registro de acidentes ou ferimentos relacionados, disse um porta-voz da montadora sueca.

A Volvo iniciou as entregas do EX30 menor em janeiro e, em abril, ele era o segundo veículo elétrico a bateria mais popular na Europa. Cerca de 35.000 EX30s foram vendidos.

O aviso de recall foi emitido para todos os 71.956 carros já EX30 produzidos.

A Volvo também negou as alegações de uma notícia no fim de semana de que a mudança planejada da fabricação do EX30 e do EX90 da China para a Bélgica era uma tentativa de escapar de possíveis tarifas que devem ser impostas pela União Europeia aos veículos elétricos fabricados na China.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Mercedes e Stellantis suspendem construção de fábrica de baterias para elétricos

©2024 Bloomberg L.P.