Unigel tenta acordo para recuperação extrajudicial, dizem fontes

Empresa busca acordo com detentores de títulos de dívida externa liderados pela Pimco no qual está previsto uma injeção de US$ 100 mi, segundo fontes da Bloomberg News

Pimco
Por Vinícius Andrade e Cristiane Lucchesi
15 de Fevereiro, 2024 | 09:16 AM

Bloomberg — A fabricante de fertilizantes Unigel está tentando um acordo de última hora para evitar um pedido de recuperação judicial antes do término do período de proteção temporária contra credores concedido pela Justiça, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à Bloomberg News.

A empresa busca um acordo com detentores de títulos de dívida externa liderados pela Pimco no qual está previsto uma injeção de US$ 100 milhões em dinheiro novo, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque as discussões não são públicas.

A Unigel precisa da adesão de detentores de cerca de um terço de sua dívida para iniciar uma recuperação extrajudicial, segundo as pessoas, que acrescentaram que uma decisão poderá ser tomada já nesta quinta-feira (15).

A partir daí, a empresa tem 90 dias para convencer os detentores de mais de 50% da dívida a assinarem para que o acordo entre em vigor, disseram as pessoas, acrescentando que as negociações ainda podem fracassar, o que poderia levar a Unigel a pedir recuperação judicial.

PUBLICIDADE

O plano em discussão dá aos detentores de títulos a opção de trocar 30% dos seus títulos existentes em dívida sénior e 40% em dívida subordinada, disse uma pessoa.

Os 30% restantes da dívida seriam trocados por 50% do capital total da Unigel, opção disponível somente para os credores que injetassem dinheiro novo, disse a fonte.

Representantes da Unigel e da Pimco não comentaram.

PUBLICIDADE

Um acordo marcaria uma reviravolta para a Unigel, que nos últimos meses deixou de pagar juros sobre as suas notas denominadas em dólares e em reais por causa de prejuízos crescentes com a desaceleração global nos preços dos fertilizantes.

A empresa não conseguiu cumprir algumas das cláusulas dos contratos da sua dívida, incluindo a manutenção de níveis de alavancagem baixos.

No final do ano passado, os detentores de títulos locais da Unigel votaram pela declaração do vencimento antecipado das notas, depois de um acordo de carência de 90 dias não ter conseguido produzir efeitos.

A decisão desencadeou uma aceleração das demais obrigações da empresa, e ela buscou proteção temporária contra seus credores – que expira esta semana. A Unigel contratou a Moelis e consultores jurídicos para negociar um acordo de reestruturação com os credores.

A produtora química foi fundada por Henri Slezynger e é uma das principais produtoras de fertilizantes em uma economia composta por 25% de agronegócio. A família Slezynger é proprietária da Unigel por meio de uma holding.

Os titulos em dolares negociam por volta de 25 centavos de dolar, segundo dados da Trace.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Como a Unilever cresceu 50% em alimentos em 3 anos de olho nas novas gerações

Petrobras mira acordo com Mubadala por refinaria no primeiro semestre