Uber começa a oferecer viagens sem motorista em Abu Dhabi com veículos da WeRide

Nova fase da operação antecede expansão planejada para Dubai e para outras 15 cidades ao redor do mundo

Por

Bloomberg — A Uber começará a oferecer viagens sem motorista em veículos da WeRide em partes de Abu Dhabi, um marco depois que as empresas lançaram pela primeira vez um serviço de carona com operadores de segurança ao volante há quase um ano.

Os passageiros que solicitarem um UberX ou Uber Comfort poderão ser combinados com um carro sem motorista em locais selecionados ao longo das 12 milhas quadradas da Ilha Yas, disseram as empresas em um comunicado na quarta-feira.

Os clientes que escolherem o novo tipo de viagem “Autônoma” do aplicativo da Uber - que custa aproximadamente o mesmo que o Uber Comfort - podem aumentar suas chances de serem combinados com um robotáxi.

Leia também: Robotáxis devem saltar de 1.500 para 35.000 unidades nos EUA até 2030, diz Goldman

Viagens em rodovias, viagens do aeroporto de Abu Dhabi e rotas que abrangem outras ilhas na capital dos Emirados Árabes Unidos ainda serão oferecidas com um operador de segurança a bordo por enquanto, cobrindo uma zona de cerca de 30 milhas quadradas.

A Uber e a WeRide começaram a oferecer viagens com motoristas de segurança em dezembro de 2024.

As duas empresas pretendem expandir seu território de operação de veículos sem motorista em Abu Dhabi e estender sua parceria para Dubai em breve.

Em maio, as empresas concordaram em lançar o serviço em mais 15 cidades nos próximos anos fora dos EUA e da China, terra natal da WeRide.

Isso inclui o recente início dos serviços com motoristas de segurança em Riad, na Arábia Saudita. Nos EUA, a Uber oferece viagens sem motorista com a Waymo, da Alphabet, em Phoenix, Austin e Atlanta.

A Uber, que vendeu sua divisão de condução autônoma em 2020 se prepara para oferecer viagens autônomas em mais mercados ao redor do mundo depois de firmar mais de 20 parcerias com empresas que desenvolvem tecnologia sem motorista.

A empresa de caronas fez centenas de milhões de investimentos em desenvolvedores de veículos autônomos, incluindo a WeRide, para se posicionar como uma plataforma que facilita o transporte tanto em veículos dirigidos por humanos quanto em veículos autônomos.

A Uber advertiu que levará anos para que essas apostas se paguem, em parte porque os veículos autônomos ainda não se equipararam ao número de táxis e veículos de carona compartilhada em circulação nos mercados em que a empresa opera há anos.

Leia também: Acordos da Uber indicam que robotáxis serão realidade em vários países em um ano

A empresa disse que há “dezenas” de carros WeRide gerenciados pela Uber em Abu Dhabi e que planeja expandir a frota no futuro.

A WeRide, cujas ações estão listadas nos EUA e em Hong Kong, divulgou esta semana um prejuízo líquido de 307 milhões de yuans (US$ 43 milhões) no terceiro trimestre, menor do que o déficit de 1,04 bilhão de yuans no ano anterior.

A empresa obteve licenças de condução autônoma em oito países do mundo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Tesla começa a operar robotáxi e aposta em nova era de transporte sem motorista