Bloomberg — As vendas de veículos da Tesla caíram 8,6% no ano passado, o que deixou a empresa liderada por Elon Musk bem atrás da chinesa BYD no ranking global de fabricantes de carros elétricos.
As entregas do quarto trimestre caíram 16%, para 418.227 veículos, informou a Tesla em um comunicado na sexta-feira (2). O dado ficou abaixo das estimativas dos analistas compiladas pela Bloomberg e pela empresa.
Leia também: Aprovação de pacote trilionário para Elon Musk revela mudança de foco da Tesla
A BYD, por sua vez, divulgou seus números na véspera e atingiu sua meta de vendas para o ano inteiro de 2025.
A montadora chinesa, por outro lado, aumentou as vendas de veículos elétricos movidos a bateria tanto no trimestre quanto no ano inteiro e entregou quase 2,26 milhões de carros contra 1,64 milhão da Tesla.

A fabricante chinesa de veículos elétricos entregou um volume recorde de 4,6 milhões de unidades - contando híbridos - no ano passado, um aumento de 7,7% em relação a 2024, de acordo com um comunicado na quinta-feira (1).
Musk tentou desviar a atenção das vendas em queda da Tesla e divulgou o progresso em seu esforço de longa data para iniciar um negócio de robotáxi.
Mas, embora a empresa tenha iniciado os testes sem motorista no final do ano, até agora os consumidores só podem solicitar caronas de um pequeno número de carros em Austin e na área de São Francisco com supervisores de segurança nos bancos da frente.
A BYD se distanciou da Tesla no ano passado, depois de ficar um pouco atrás de sua contraparte americana em 2024. Embora a fabricante chinesa tenha entregue mais carros totalmente elétricos no quarto trimestre daquele ano, a Tesla manteve uma pequena vantagem em uma base anual.
Leia também: BYD vende recorde de 4,6 milhões de veículos em 2025, mas desafios também crescem
A BYD também vendeu mais de 2 milhões de híbridos plug-in em cada um dos últimos dois anos.
Wall Street tem se tornado cada vez mais cética em relação às perspectivas de vendas da Tesla para 2026.
Há dois anos, os analistas previam que a Tesla entregaria mais de 3 milhões de veículos. A estimativa média caiu para cerca de 1,8 milhão.
O CEO da Tesla encerrou o ano criando expectativa para o Cybercab, um carro compacto de dois lugares com portas borboleta.
Embora o protótipo que ele apresentou pela primeira vez no final de 2024 não tivesse um volante ou pedais, o presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm, disse à Bloomberg News em outubro que a empresa venderá o carro com esses componentes, se exigido pelos órgãos reguladores.
Leia também: Lucro da Tesla cai 31% no tri apesar de vendas recorde e aumenta pressão sobre Musk
As ações da Tesla subiram 1,5% a partir das 9h12 antes do pregão regular em Nova York na sexta-feira, recuperando alguns ganhos após seis quedas consecutivas nos últimos dias de negociação de 2025. As ações avançaram 11% no ano passado.
Veja mais em bloomberg.com
©2026 Bloomberg L.P.








